segunda-feira, 9 de abril de 2012

O RELEVO COLORIDO DE KAKAU HÖFKE


O Rio está em alta! Com a proximidade da Copa do Mundo, Olimpíadas e Rio+20 todos os holofotes se direcionam para a cidade maravilhosa. Neste cenário a artista plástica Kakau Höfke desponta, pois desde 2007, elegeu os relevos da cidade como tema de sua arte. Além da pintura Kakau também desenvolve objetos de design utilizando muita transparência e uma paleta de cores vivas que refletem a alegria carioca.
Desde o último ano seu trabalho vem sendo cada vez mais reconhecido. Participou de exposições, como a coletiva de inauguração do Clark Art Center - Galeria de Design e Centro de Estudos da Obra de Lygia Clark - onde inovou com uma escultura de luz com acrílicos coloridos sobrepostos com os relevos da cidade e arte têxtil; na Infinitta Decoração e Expressão, com liberdade para usar criatividade em caixas metálicas e foi convidada para ser uma das personagens retratadas na exposição “Morro de Amores, Rio”, do grupo Pegada Carioca, no MAM. Ainda neste ano, Kakau ilustrou com sua arte a comemoração dos 40 anos do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro. 
Formada em design gráfico pela renomada Parsons School of Design, em Paris, a artista morou nove anos na Europa, onde alem de estudar, trabalhou com arte e design. Carrega em seu currículo algumas experiências internacionais inusitadas, como dar aulas de pintura sobre seda no Marrocos.
Seu retorno ao Rio, em 1992, abriu novas portas, todas longe dos pincéis. Seu trabalho em empresas  como Globosat , e grandes agências de publicidade e design limitavam sua verdadeira paixão: os trabalhos manuais. Em 97, reavaliou seu momento profissional e retornou à origem. Nos 15 anos que se seguiram, Kakau se dedicou totalmente à pintura, participando de exposições nacionais e internacionais e integrou o seleto time do Novíssimos, do Ibeu, em 2000.
Hoje, seu trabalho pode ser encontrado na Mostra Artefacto e no seu atelier particular no Jardim Botânico.  
INDIVIDUAIS
1999 - Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro
2000 - Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro
2003 - Pequena Galeria do Centro Cultural da Cândido Mendes, Rio de Janeiro

COLETIVAS
2000 - "Novíssimos" do IBEU, Rio de Janeiro
2002 - Centro Politécnico Senac Rio, Rio de Janeiro
2002 - Casa das Caldeiras, São Paulo
2008 - GAEA Galeria de Arte, Rio de Janeiro
2011 – Clark Art Center
2011 – Galeria Infinita
2011 – Mostra Artefacto
2011 – MAM , exposição “Morro de Amores Rio”


Kakau Höfke:
blog: http://www.kakauhofke.blogspot.com.br
facebook: "Kakau Höfke | Arte Rio"
e-mail: kakauhofke.gmail.com