quinta-feira, 19 de abril de 2012

ITDP RUMO À RIO+20



A campanha da rede SLoCat mostra que mobilidade que é saudável, segura
e eficiente é crucial para uma economia verde próspera

O Rio de Janeiro é hoje um cenário de grande visibilidade e de mudanças estruturais em função da agenda esportiva que se aproxima e, antes disso, da Rio+20. Neste sentido uma reforma estrutural está em curso, a pleno vapor, na cidade que se prepara para receber os chefes de estado com propostas sustentáveis. No quesito referente à mobilidade urbana um dos principais parceiros da Prefeitura é o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP que, nos últimos 27 anos, vem apoiando e divulgando melhores práticas e soluções inteligentes, para estimular o transporte sustentável.
Baseado em melhores práticas internacionais, solucionando modelos críticos de mobilidade urbana em diversos países, o ITDP se tornou uma referência mundial em programas para melhorias nos seus sistemas de transporte, tornando-os sustentáveis e eficientes, afirma a diretora do ITDP Brasil, Helena Orenstein. O Instituto está presente na Argentina, China, Colômbia, Índia, Indonésia, México e nos Estados Unidos.
O ITDP trabalha em direta articulação com instâncias governamentais locais, e no Rio de Janeiro, atua em parceira com a Prefeitura e organizações da sociedade civil.
Na Conferencia das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 – o ITDP se fará presente em duas frentes: global e local.
Em termos globais, atua junto com 60 organizações que compõem a SLoCaT - Parceria para o Transporte Sustentável, de Baixo Carbono. A SLoCaT, liderando uma rede múltipla sobre transporte e mobilidade sustentáveis nos países em desenvolvimento, pretende alertar para que o acordo final da Conferência reconheça o transporte sustentável como uma prioridade, atraindo maior investimento para o setor. No seu documento demonstra que grande parte do aumento do uso de energia, e consequente aumento da emissão de gases de efeito estufa relacionado ao transporte, virá do mundo em desenvolvimento, onde os acidentes viários já são responsáveis por 1,4 milhão de mortes e afetam outros 14 milhões de pessoas através de ferimentos. Isso sem mencionar a grande poluição do ar das cidades que é atribuída ao transporte, nem os congestionamentos que estão reduzindo a produtividade nas cidades mais bem sucedidas, e desperdiçando bilhões de dólares em produtividade e combustível.
“A campanha da rede SLoCat mostra que mobilidade que é saudável, segura e eficiente é crucial para uma economia verde próspera, um dos temas chaves da Rio+20”, ressalta Michael Replogle, Diretor de Políticas Globais do ITDP.
No âmbito local, a estratégia do ITDP para a Rio+20 é demonstrar, baseado no programa “As Cidades Somos Nós” , as melhores práticas na área de transporte sustentável, para contribuir com o município com casos de sucesso, que sirvam de exemplo em outras cidades, a partir de oito princípios para a mobilidade urbana sustentável.

As atividades do ITDP para a Rio+20 já confirmadas incluem:
  •        Participação no Green Nation Fest, de 1o a 10 de junho. O festival de sustentabilidade que acontecerá na Quinta da Boa Vista e será realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Rede Globo. O ITDP apresentará uma mostra de filmes internacionais sobre transporte sustentável, e o Diretor do ITDP para América Latina, o mexicano Bernardo Baranda, fará uma apresentação sobre os princípios para a mobilidade urbana sustentável.
  •        Realização de um seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável em colaboração com a prefeitura de Niterói, no dia 13 de junho, sobre mobilidade urbana, na qual a inglesa Jessica Morris, Diretora de Iniciativas Estratégicas da sede do ITDP nos Estados Unidos, fará uma apresentação sobre o programa “As Cidades Somos Nós”.
  •        Lançamento de uma mapa do Rio para ciclistas em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente, e com as organizações Camelo Urbano e  Transporte Ativo.
  •        Participação na Cúpula dos Povos, organizando um evento interativo que abordará a relação entre o conceito de mobilidade e outras áreas temáticas. O evento está sendo planejado em parceria com Studio-X Rio, da Universidade da Columbia.
  •        Apoio a eventos oficiais liderados pelo SLoCaT, paralelos à Conferência.

http://ascidadessomosnos.org
Contato:
            Luciana Azambuja
(21) 9966.8902
fatutti@gmail.com/luciana@fatutti.com.br