quinta-feira, 12 de abril de 2012

ENCONTRO FILOSÓFICO

Debate da filosofia a partir das óticas de romance e cinema
O que há em comum entre Wagner, Voltaire, Tom Jobim, Orson Welles, Arctic Monkeys, Radiohead, Tolstoi, Shopenhauer e o Manhattan Connection? O livro “Um filósofo no ninho”, primeiro livro do jornalista mineiro Carlos Eduardo Doné que, consegue tratar de todos eles, com um conteúdo instigante. Após o estrondoso sucesso em Minas, chega ao Rio, com lançamento no Instituto Kreatori, em Laranjeiras, no dia 28 de abril, pela Editora Batel.
O romance, inquietante, de alto teor psicológico, parte de um personagem intelectual peculiar, mergulha em seu interior, e mescla teorias de grandes pensadores com referências a figuras de mundo indie do cenário pop atual - passando por outras fontes, das mais variadas áreas. Wagner, Bach, Tom Jobim, Woody Allen, Bergman, Orson Welles, Frank Sinatra, Cole Porter, Arctic Monkeys, Radiohead, Smiths, Oasis, Richard Dawkins, Manhattan Connection, Nietzche, Schopenhauer, Flaubert, Voltaire, Tolstoi, Dostoiévski, todos citados ao longo desta narrativa de início arrebatador e final surpreendente, que mistura filosofia, discussão de grandes ideias e drama, a certa dose de humor, entre outros elementos, e deixa, em inúmeros sentidos, grande espaço para a reflexão.
Como personagem principal um filósofo que vem de uma família abastada de São Paulo. Apresentando um protagonista bastante peculiar, que se mostra um intelectual inteligente, que foge de certos estereótipos ligados à classe, a obra tem forte teor filosófico e psicológico e aborda, direta e indiretamente, as complexidades humanas – não só por meio do personagem central. Características do tempo atual, retratos da contemporaneidade, também surgem ao longo do texto, que consegue unir momentos de maior fluidez, velocidade, intensidade, acidez, com instantes nos quais as ideias e sensações são expostas, transmitidas e buscadas aos poucos – em ambos os casos, a qualidade do que é dito, a profundidade, a originalidade são procuradas, aparecendo como prioridade. 
Na ocasião haverá um debate com os autores do livro “Cinema e filosofia – a metafísica do cinema de Robert Bresson” que, diferentemente de Doné, aborda a filosofia a partir da ótica do cinema. Nele os professores Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira e Thiago Leite Cabrera Pereira, discutem a relação entre cinema e filosofia, trazendo uma reflexão sobre a realidade de modo mais critico e intelectual, e o cinema como fonte das percepções da sociedade. Faz parte do Projeto de Filosofia e Cinema do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis.
O livro “Um filósofo no ninho” conta com o patrocínio da Cemig e da Usiminas, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, tem 238 páginas e custará R$ 30,00.

Um filósofo no ninho: Lançamento dia 28 de abril, sábado, das 20h às 22h, no Instituto Kreatori, na Rua Alice, 209 - Laranjeiras. Tel.: 3734.4326


Luciana Azambuja (21) 9966.8902