sexta-feira, 1 de julho de 2011

FUNDAÇÃO EVA KLABIN PROMOVE DEBATE SOBRE A PINTURA DE GIOVANNI PIETRO RIZZOLI "Virgem amamentando o menino e São João Batista criança em adoração, do Museu de Arte de São Paulo"

17º Encontro do Projeto Plataforma de Pesquisa apresenta

Virgem amamentando o Menino e São João Batista criança
em adoração, do Museu de Arte de São Paulo

   A pintura Virgem amamentando o Menino e São João Batista criança em adoração, do Museu de Arte de São Paulo será o tema do próximo encontro do Projeto Plataforma de Pesquisa, que acontecerá no dia 12 de julho, às 17h, na Fundação Eva Klabin. Para falar sobre essa obra, atribuída a Giovanni Pietro Rizzoli, discípulo de Leonardo da Vinci e mais conhecido como Giampietrino, o curador Márcio Doctors convidou a pesquisadora da Unicamp, Fernanda Marinho, autora de uma tese de mestrado sobre o tema. Apesar da atribuição não ser motivo de controversas entre os historiadores da arte, a identidade de seu autor ainda é muito obscura.  Em pleno cenário artístico do século XVI, a obra insere-se no curioso período lombardo de vastas representações da Virgo Lactans, a Virgem Maria amamentando. A pesquisadora propõe reflexões sobre este tipo de representação e sugere novos diálogos entre Giampietrino e demais meios artísticos, fugindo das recorrentes associações com Leonardo da Vinci e enriquecendo o conhecimento sobre a trajetória do artista.


O projeto
Criado e desenvolvido por Marcio Doctors e Gloria Ferreira na Fundação Eva Klabin, o projeto Plataforma de Pesquisa promove encontros sobre artes visuais tendo como referência pesquisas desenvolvidas nas universidades. Com uma linguagem acessível, professores, artistas plásticos, pesquisadores e críticos de arte debatem junto ao público teses acadêmicas já defendidas. Os eventos são gratuitos e acontecem na Fundação.

De acordo com Marcio Doctors, um dos coordenadores do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, “a importância deste projeto é fazer circular o pensamento, trazendo para fora dos muros da universidade questões importantes para a reflexão sobre o universo das artes visuais. O projeto vem despertando interesse dentro dos círculos acadêmicos, como um instrumento de divulgação de questões capazes de contribuir para a formação e a informação dos artistas, dos estudiosos de arte e do público em geral.”


Fernanda Marinho
É doutoranda em História da Arte junto ao IFCH da UNICAMP (bolsista CNPq) com ênfase no estudo das tradições clássicas. Durante a graduação e o mestrado desenvolveu pesquisas de obras renascentistas de acervos públicos e privados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Atualmente dedica-se às manifestações artísticas consideradas antirrenascentistas, segundo os estudos do historiador da arte italiano Eugenio Battisti.



PLATAFORMA DE PESQUISA: Fundação Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 12 de julho, terça-feira, às 17h. Entrada Gratuita. Capacidade: 80 lugares. Reservas com antecedência nos telefones 3202-8554 / 3202-8550 / 4141-9240 e 8236-1825 ou pelo email: mailto:cultura@evaklabin.org.br%20Site: http://www.evaklabin.org.br%20/