quinta-feira, 16 de junho de 2011

FUNDAÇÃO EVA KLABIN APRESENTA NESTA QUINTA, 16/06, O QUARTETO CONTINENTAL, UM DOS MAIS CONCEITUADOS QUARTETOS DE CORDAS DO PAÍS.

No programa, composições de Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla.


Da esquerda para direita Paulo Santoro, violoncelo; Daniel Prazeres, viola;
Tomaz Soares, violino;  Vinícius Amaral, violino.

A Fundação Eva Klabin apresenta nesta quinta-feira, 16 de junho, o Quarteto Continental, reconhecido pelo público e pela crítica como um dos mais conceituados quartetos de cordas do país.  Criado em 1994, o quarteto é formado por VINICIUS AMARAL, violino, TOMAZ SOARES, violino, DANIEL PRAZERES, viola e PAULO SANTORO, violoncelo, músicos premiados em concursos nacionais e internacionais, entre eles, o Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita.

Solistas e recitalistas nas principais orquestras brasileiras e da América do Sul e Europa, já se apresentaram nos Estados Unidos, Paraguai, Suíça e Alemanha.  No repertório a ser apresentado no concerto, o importante Quarteto nº 17 de VILLA-LOBOS e cinco músicas de PIAZZOLLA, dois dos compositores mais importantes da América Latina, e admirados em todo o mundo.         



Ao longo desses 16 anos de trajetória musical, o Quarteto Continental participou de diversos festivais nacionais, tais como o Festival de Música de Domingos Martins, Festival de Música de Petrópolis, Panorama da Música Brasileira Atual e da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, estreando obras inéditas dedicadas ao conjunto. Nos Festivais Villa-Lobos, que acontecem anualmente no Rio de Janeiro, vários de seus quartetos foram apresentados em primeira audição no Brasil.  Convidado pela Funarte, o quarteto participou do projeto Concertos Didáticos nas Escolas,  desenvolvendo intenso programa de atividades pedagógicas e concertos em escolas municipais do Rio de Janeiro.  Seus concertos são apresentados com freqüência no programa A Grande Música, exibido pela TV Brasil.

Na opinião de Nenem Krieger, responsável pela programação e produção da série de concertos, “se o Quarteto Continental é integrado por grandes músicos, o repertório do dia 16 de junho, na série Concertos de Eva, é revelador de grande sensibilidade artística, visto que a escolha recaiu em dois compositores ícones da música brasileira e argentina de abrangência internacional: VILLA-LOBOS e PIAZZOLLA”.   O curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors, explica que em 2011 os Concertos de Eva prestarão uma homenagem à Eva Klabin através da música, sua grande paixão: “todos os anos seus aniversários eram comemorados com música e, no ano em que lembramos os vinte anos de seu falecimento, celebraremos sua lembrança com música da melhor qualidade. Os convidados dos Concertos de Eva poderão também usufruir de sua outra grande paixão, a arte, visitando o museu e conhecendo a fabulosa coleção deixada por ela para a cidade do Rio de Janeiro”.


Programa
H. VILLA-LOBOS  QUARTETO N° 17 

Allegro non troppo
Lento
Scherzo: Allegro Vivace
Allegro Vivace (con fuoco)

                                              
A. PIAZZOLLA    
               
VERANO PORTEÑO
INVIERNO PORTEÑO
MILONGA DEL ÁNGEL
LA MUERTE DEL ÁNGEL






Concertos de Eva - Série Quintas com Música - Fundação Eva Klabin: Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Dia 16 de junho, quinta-feira, às 20h30. Visita guiada ao Museu, às 19h e coquetel às 20h. Ingressos: R$ 40,00. Meia entrada: R$ 20,00. (Compra de ingressos com antecedência). Capacidade: 80 lugares. Disponibiliza 8 lugares para instituições publicas. Reservas e compras: (21) 3202-8554 / (21) 3202-8550 / (21) 8236-1825 Pelo email: cultura@evaklabin.org.br; Site: www.evaklabin.org.br.