sexta-feira, 29 de abril de 2011

Lançamento do filme A sensibilização do espaço

 O lançamento do vídeo A Sensibilização do Espaço é  resultado do trabalho da primeira Oficina de Artes do Projeto Respiração,  realizada na Biblioteca Parque de Manguinhos, nos dias 5 e 6 de abril, pela artista plástica Claudia Bakker.  O vídeo foi lançado em 29/04, no evento comemorativo do primeiro aniversário da biblioteca.  O projeto Respiração, desenvolvido pela Fundação Eva Klabin, com a curadoria de Márcio Doctors, foi ampliado este ano para comunidades carentes com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. 
Respiração 
   O projeto Respiração, criado pela Fundação Eva Klabin em 2004, consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada e as manifestações contemporâneas.  As interferências artísticas despertam novas leituras do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange quatro mil anos de história da arte, desde o Egito Antigo até o Impressionismo. Dessa forma, o artista oxigena, revitaliza e atualiza o sentido da coleção.
   A primeira oficina trabalhou a temática da percepção do espaço através da sensibilização como  elemento construtivo de uma instalação, como explica, Claudia Bakker: "cada participante escolheu um espaço da Biblioteca e propôs uma narrativa, um projeto/roteiro de intervenção para este espaço. As apresentações foram filmadas e o resultado foi surpreendente e emocionante, já que a biblioteca é percebida como um espaço transformador para a realidade local."  O filme ficará em exibição para o publico,  durante todo o mês de maio.

Sobre Claudia Bakker 
Uma das principais influências na obra de Claudia Bakker foi o convívio com a artista Lygia Pape, que foi uma grande incentivadora do seu trabalho.  Mestre em Comunicação e Tecnologia da imagem pela ECO/UFRJ,sua pesquisa foi resultado das sensíveis experiências realizadas pela artista na natureza. Nas suas instalações o repertório de materiais ora se repetem ora se intercalam em trabalhos que tem o tempo como questão. Tem mostrado seu trabalho em exposições individuais e coletivas em importantes instituições como o Paço Imperial, Casa França Brasil, Fundação Eva Klabin, Museu do Açude, Winzavod Center of Contemporary art/Moscou , CarpeDiem/Lisboa , Baltic Library and Archive/Gateshead, dentre outras. Tem trabalhos em coleções particulares e públicas, com destaque para as de Gilberto Chateaubriand no MAM/RJ, Joaquim Paiva e João Sattamini e é representada no Rio de Janeiro pela Galeria Anita Schwartz. www.claudiabakker.com.br.

Postado em 28/04/2011