segunda-feira, 25 de abril de 2011

LUZ E NATUREZA NA 13ª EDIÇÃO DO PROJETO RESPIRAÇÃO

A Fundação Eva Klabin abre em 26 de abril a 13ª edição do Projeto Respiração, patrocinado pela Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo promover intervenções de artistas contemporâneos que interagem com o acervo de artes clássicas da fundação. Carlito Carvalhosa é o artista convidado desta edição, com a intervenção Regra de 2, que propõe trazer para dentro da casa-museu o que lhe falta: a luz e a natureza; para ressaltar o que nela predomina: as áreas de penumbra e a própria coleção. A intervenção de Carlito Carvalhosa, com curadoria de Marcio Doctors, cria uma atmosfera que se contrapõe à ordem absolutamente simétrica que a colecionadora Eva Klabin estabeleceu para dar coerência aos objetos e as obras de arte de sua coleção eclética.

Efeitos de luz na Sala Inglesa
De acordo com o curador, Márcio Doctors, a proposta Regra de Dois “nasce a partir da idéia de uma regra que não existe e que não prova nada: o artista cria a regra de 2, que tem a propriedade de desestabilizar e fazer ver as singularidades e diferenças dos objetos entre si, extraindo com intensidade de luz o sentido ocultado pela harmonização de espaços contínuos da decoração burguesa, ao estabelecer um vazio necessário – uma interrupção –, para fazer ver”.  Desse modo, os móveis da Sala Renascença são erguidos com copos a uma altura de 20 cm do chão, sob um tapete de luz que dá a sensação dos móveis em flutuação.

Móveis antigos "flutuam" sobre luzes na Sala Renascença
O efeito de descolamento do chão conduz a um deslocamento do olhar, que permitirá rever a coleção de outra forma, como explica Márcio: “Como um prestidigitador, através de um ato mágico de levitação com luz, o artista cria a “respiração” necessária para que o excesso de ordem não sufoque a visão. Essa intervenção desestabiliza o universo regrado do último ambiente do circuito de visitação ao transformá-lo numa floresta suspensa, como se transferisse as paisagens da tela para o espaço real, criando uma sensação fílmica de irrealidade real. Mais uma vez, como um mágico, ao deslocar a natureza do exterior para o interior, Carlito Carvalhosa nos coloca diante de uma situação surpreendente que revela pulsões subterrâneas que estão latentes na penumbra da casa, como a sexualidade e a solidão de sua antiga moradora”, finaliza. 

    Projeto Respiração - criado em 2004, o projeto consiste em convidar artistas contemporâneos a intervir no circuito expositivo da casa-museu, estabelecendo uma conexão entre a arte consagrada do passado e as manifestações contemporâneas, que propicia novas formas de leitura do acervo constituído de arte clássica e arqueológica – que abrange 4 mil anos de história da arte, desde o Egito Antigo até o Impressionismo. O objetivo é que o artista utilize como rastilho estético a sua leitura dos espaços vazios – dos espaços que existem entre as coisas – e que nos permitem perceber as coisas, como explica o curador Márcio Doctors: “É uma proposta de trabalhar com as zonas adormecidas, silenciosas e de descanso, que não são imediatamente perceptíveis, mas são o que garantem a nossa percepção do espaço. Desta forma o artista estará criando novas relações espaciais no acervo da  casa-museu de Eva Klabin, oxigenando, revitalizando e atualizando  o sentido dessa coleção. Por isso: Respiração”, conclui.

Carlito Carvalhosa
Carlito Cavalhosa - Luiz Carlos Cintra Gordinho Carvalhosa nasceu em São Paulo, em 1961. Pintor, gravador, formou-se em arquitetura pela FAU/USP (1984).  Cursou gravura em metal no ateliê de Sérgio Fingermann (1953), entre 1980 e 1982. Na década de 1980, fez parte do grupo Casa 7, produzindo pinturas de grandes dimensões, com predomínio do gesto pictórico.  No final dos anos 1980, realizou quadros com cera pura ou misturada a pigmentos. Posteriormente, passou a construir esculturas com materiais de aparência predominantemente orgânica e maleável. Em 1989, recebeu bolsa do Deutscher Akademischer Austauch Dienst - DAAD [Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico], permanecendo em Colônia, Alemanha, até 1992. Na década de 1990, realizou as "ceras perdidas" e esculturas de porcelana, explorando as propriedades estéticas dos materiais. Em 2000, foi publicado o livro Carlito Carvalhosa, pela editora Cosac & Naify, com textos de Rodrigo Naves, Alberto Tassinari e Lorenzo Mammì.









Projeto Respiração (13ª Edição) – Curadoria: Marcio Doctors. Regra de 2: Carlito Carvalhosa - Fundação Eva Klabin: Avenida Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa. Tel: 3202-8550. Abertura: 26 de abril, terça-feira, às 19h (somente convidados). Aberto ao público, de 27 de abril a 26 de junho. De terça a domingo, das 14h às 18h. Ingresso: R$ 10,00 / inteira. R$ 5,00 Meia. Gratuidade: Terceira Idade, crianças até 10 anos e profissionais de artes visuais.  E-mail: cultura@evaklabin.org.br  site: www.evaklabin.org.br;  blog: http://www.projetorespiracao.blogspot.com/

Mídia