quarta-feira, 13 de abril de 2011

FUNDAÇÃO EVA KLABIN PRESTA HOMENAGEM AO POETA MANUEL BANDEIRA

Concertos de Eva - A palavra cantada de Manuel Bandeira
Série Quintas com Música presta homenagem aos 125 anos do nascimento do poeta

O tenor José Rescala com o ator Fracisco Cuoco, a mezzo-soprano
Clarice Prieto e Kátia Baloussier ao piano, durante ensaio na Fundação.
Em 19 de abril de 1886 nasceu, em Recife, Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho. Para marcar os 125 anos do seu nascimento, a Fundação Eva Klabin presta homenagem ao poeta pernambucano, no dia 14 de abril, com o espetáculo A Palavra Cantada de Manuel Bandeira que música e poesia. Nele, a obra do ilustre poeta, musicada por compositores clássicos como Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, resulta num concerto que une o talento da mezzo-soprano Clarice Prietto à leitura do ator Francisco Cuoco, de poesias e cartas de Bandeira a Mario de Andrade e o tenor José Rescala, acompanhados pela pianista Katia Baloussier. 
O tenor José Rescala com a mezzo-soprano Clarice Prieto, o ator
Francisco Cuoco e a pinianista Kátia Baloussier
    
O espetáculo faz parte do projeto Quintas com Música, este ano nomeado Concertos de Eva, lembrando os 20 anos de falecimento da fundadora da Casa-museu. Segundo a produtora cultural Nenem Krieger, coordenadora da série da FEK, “música e poesia andam de mãos dadas e eventos como este devem ser programados com muito mais freqüência, bem como os saraus e as árias de óperas. Ter um elenco afinadíssimo musicalmente e contar com a sensibilidade poética e de ator de Francisco Cuoco, num local tão intimista e aconchegante como a Fundação Eva Klabin, é uma união imperdível que o público saberá prestigiar e apreciar”, conclui.

De acordo com o curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors, “em 2011 os Concertos de Eva prestarão uma homenagem à Eva Klabin através da música, que era sua grande paixão. Todos os anos seus aniversários eram comemorados com música e, no ano em que lembramos os vinte anos de seu falecimento, celebraremos sua lembrança com música da melhor da qualidade. Os convidados dos Concertos de Eva poderão aproveitar também para usufruir de sua outra paixão, a arte, visitando o museu e conhecendo a fabulosa coleção deixada por ela para a cidade do Rio de Janeiro”, explicou.

Programa:

Manuel Bandeira           Poesia: Vou me embora pra Pasárgada
Guerra Peixe                  Vou me embora pra Pasárgada
Osvaldo Lacerda           Poemeto erótico
                                          Valsa Romântica

José Siqueira                 Madrigal *
Nêmia Feranadez          Madrigal *
Manuel Bandeira           Poesia: Debussy
José Siqueira                 Debussy
Osvaldo Lacerda           O Menino Doente
                                         Felicidade

Francisco Mignone       Quatro Líricas:  Dona Janaína
Osvaldo Lacerda           Poema retirado de uma notícia de jornal
Villa-Lobos                     Serestas n 2:  O Anjo da guarda
                                         Serestas n 5: Modinha

Jaime Ovalle                   Modinha
Camargo Guarnieri        Vai, Azulão *
Jaime Ovalle                   Azulão *
Manuel Bandeira            Poesia: Testamento           
Osvaldo Lacerda            Cantiga I     
(*mesmo poema)                        


Concertos de Eva:  A Palavra Cantada de Manoel Bandeira - Fundação Eva Klabin - Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 14 de abril, quinta-feira, às 20h30. Visita guiada ao Museu, às 19h e coquetel, às 20h. Ingressos: R$ 40,00. Meia entrada: R$ 20,00. (Compra de ingressos com antecedência). Capacidade: 80 lugares. Disponibiliza 8 lugares para instituições publicas. Reservas e compras: (21) 3202-8554 / (21) 3202-8550 / (21) 8236-1825  e pelo email: cultura@evaklabin.org.br; No site: www.evaklabin.org.br