terça-feira, 25 de setembro de 2012

Novo óleo de abacate traz mais qualidade e sabor à mesa do brasileiro


Produto é considerado um dos mais poderosos óleos funcionais já pesquisados
Disposta a provar que a gordura presente no abacate faz (muito) bem à saúde, a Longevid Alimentos foi até o México e à Nova Zelândia para trazer ao consumidor brasileiro, com os mais altos graus de pureza e qualidade, um novíssimo azeite funcional: o óleo de abacate virgem, extraído a frio num processo de prensagem especial, que preserva todo o potencial nutritivo e medicinal do produto e garante um nível de acidez inferior a 1%.
As virtudes do óleo de abacate são reconhecidas desde 2006, quando um estudo feito para o Instituto Mexicano de Seguro Social comprovou que o consumo regular de abacate reduz em até 17% o colesterol total do sangue. Durante a pesquisa, os cientistas observaram que os níveis de LDL (mau colesterol) diminuíam conforme os voluntários consumiam porções controladas de abacate, enquanto os de HDL (bom colesterol) subiam.
Ao investigar as propriedades dessa fruta tropical, eles descobriram no óleo extraído da polpa altos níveis de beta-sitosterol, muito usado no tratamento de males da próstata, de doenças cardíacas e problemas imunológicos. E constataram que, além de regular o colesterol, o óleo de abacate mostrou-se eficaz na prevenção e no tratamento da hiperplasia prostática e de cânceres.
Com o tempo, diversas outras vantagens medicinais foram descobertas nesse azeite, que possui em sua composição várias substâncias medicinais, em especial as lecitinas, os fitoesteróis, as gorduras monoinsaturadas, a vitamina A e um alto teor de vitamina E – quase o dobro do encontrado no óleo de semente de uva, e mais alto que o encontrado no kiwi, nas nectarinas e nos pêssegos. A vitamina E é conhecida por ser um poderoso antioxidante, que age inibindo a formação de radicais livres no organismo.
Um fruto de muitas qualidades
A maioria das propriedades do óleo de abacate se deve à presença da substância beta-sitosterol, de estrutura química muito similar à do colesterol que, sozinho ou em combinação com outros esteróis de plantas, atua positivamente no organismo. O beta-sitosterol age de várias formas:
– Quando misturado à comida, ele se associa às demais gorduras e bloqueia a absorção do colesterol pelo corpo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e nos regimes de perda de peso;
– Ao alcançar o fígado, equilibra os níveis de HDL/LDL no sangue e, quando conjugado às lecitinas também presentes no abacate, captura a gordura ruim no sangue, facilitando sua eliminação do corpo pela urina;
– Em todo o corpo promove o reforço imunológico, pois incentiva a proliferação de linfócitos (glóbulos brancos) e das células NK ("natural killers"), além de suprimir as substâncias carcinogênicas.
– No sangue, o b-sitosterol também tem efeito normalizador do açúcar e dos níveis de insulina, auxiliando no combate aos dois tipos de diabetes.
Para completar, do óleo de abacate possui duas outras substâncias benéficas ao organismo: a luteína, que ajuda a proteger contra o câncer de próstata e contra doenças dos olhos, entre elas a catarata e a degeneração da mácula; e o d-perseitol, que age como diurético natural.

Aliado também da beleza estética
O óleo de abacate tem ainda uma aplicação especial no setor cosmético. Além do uso em cremes para o cabelo, seus nutrientes são os mais adequados para tratamentos de pele, em especial a hidratação e revitalização da pele seca e/ou ressecada.
Prensagem a frio garante qualidade
O processo de prensagem a frio desenvolvido na Nova Zelândia é superior ao aplicado atualmente no Brasil, no interior de Minas Gerais, onde conseguiu-se extrair um óleo de abacate artesanal, usando o calor do sol. Pelo processo agora adotado pela Longevid, o óleo mantém todas as suas propriedades medicinais e, ao contrário dos similares existentes no mercado (inodoros e variando entre o transparente e o amarelado), possui uma coloração verde escura, um aroma característico e um sabor intenso. Aliás, o consumidor deve estar atento: mais de 90% de todo o óleo comercializado no mercado não é verdadeiro, mas sim uma versão “batizada” utilizando-se solventes de gorduras presentes na soja.

Modo de usar
O óleo de abacate pode ser consumido puro – uma colher de chá por dia é suficiente para garantir os benefícios – ou como azeite em saladas e na finalização de alimentos quentes, com dosagens entre 12 e 20 ml (uma a três colheres de café) por dia.

Longevid: http://www.longevid.com.br (21) 3156.0815. longevid@longevid.com.br. Estrada da Ilha, 3110-3552 - Ilha de Guaratiba.

Contato Imprensa: 
Luciana Azambuja (21) 9966.8902 
fatutti@gmail.comwww.fatutti.com.br