domingo, 10 de junho de 2012

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL É TEMA DE SEMINÁRIO EM NITERÓI



                                                                                                                   
A Prefeitura de Niterói, através da Niterói Transporte e Trânsito (NITTRANS) e da Secretaria de Urbanismo, realizam, em parceria com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), nesta quarta-feira (13/6), o 2o Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói. O evento propõe discutir a mobilidade urbana, apresentando práticas de sucesso em outras cidades e propostas à cidade de Niterói.
O diretor da América Latina do ITDP, Bernardo Baranda, abrirá o seminário, seguido pela diretora de Iniciativas Estratégicas do Instituto, Jessica Morris, para discorrer sobre “Os Princípios para Mobilidade Urbana” do ITDP; Andar a pé / Usar a Bicicleta / Conectar / Transportar / Misturar / Densificar / Compactar / Promover mudanças.
Alternativas de transporte sustentável para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos são a base do trabalho do ITDP. Podemos deixar de perder tempo nos engarrafamentos, chegar aos nossos destinos com conforto e segurança e contribuir para uma cidade e um mundo mais sustentável. Congestionamentos, barulho, poluição, problemas de saúde e baixa produtividade são algumas das consequências do caos nos sistemas de transportes urbanos, que atinge metrópoles do mundo inteiro.
A aplicação efetiva dos princípios será debatida a partir da apresentação de instrumentos nas áreas de Transporte por Propulsão Humana, Gestão de Tráfego; Desenho Urbano/Acessibilidade; e Transporte Público. As palestras serão conduzidas por especialistas e acadêmicos, seguida de workshops com todos os participantes do seminário.
No final do dia será assinado um convênio de cooperação entre a Prefeitura de Niterói e o ITDP. 

2o Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói: Dia 13 de junho, das 9h às 18h, Instituto La Salle, Rua Gastão Gonçalves, 79, Icaraí, em Niterói, auditório. Para maiores informações: www.revistabicicleta.com.br/forum_niteroi.php
Inscrições: www.nitbikers.wordpress.com tel. (21) 2621.5558 r 241 e 235.
  

Contato: Luciana Azambuja (21) 9966.8902