terça-feira, 29 de maio de 2012

ITDP NO GREEN NATION FEST- RIO+20



Mostra de filmes e seminário marcam a presença do ITDP no evento

  
Começa no próximo dia 31, na Quinta da Boa Vista, o Green Nation Fest, evento ligado à Rio+20, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Rede Globo. O ITDP – Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento se fará presente de forma lúdica e técnica, com a exibição de uma Mostra de filmes internacionais sobre transporte sustentável e com a participação do seu diretor na América Latina, o mexicano Bernardo Baranda, no seminário “Os princípios de mobilidade urbana sustentável”.
A partir do dia 1o de junho, uma série de filmes selecionados pelo ITDP serão exibidos durante o festival de sustentabilidade. O objetivo da mostra é fornecer exemplos das melhores práticas em mobilidade sustentável em diversas cidades mundiais, apresentando opções aos atuais modelos de mobilidade brasileira e internacional, que priorizam o carro particular gerando problemas para a economia e para a população, tais como poluição ambiental, atropelamentos e desigualdade no acesso a empregos e espaços públicos.
 “Mobilidade Sustentável” significa transporte saudável, seguro, eficiente e accessível para todos.  Trata-se de oferecer transporte público  de qualidade como os BRTs   e infraestrutura para o uso da bicicleta e para pedestres.  Planejamento de transportes tem que ser feito em consonância como planejamento urbano, de modo a se garantir o uso misto do solo, a oferta de serviços perto das habitações de modo a reduzir a demanda por viagens longas e a revitalização de espaços centrais degradados.
Os filmes, com exemplos de várias regiões da Ásia e das Américas do Norte e Latina além do nosso próprio Brasil (o projeto de bicicletário ASCOBIKE de Mauá, SP), deixam claro que com vontade política e comprometimento com as melhores práticas, qualquer cidade pode melhorar sua mobilidade, e como resultado, sua economia, igualdade, meio ambiente e saúde da população. Os filmes foram realizados pela ONG “Streetfilms”, produtora de filmes educativos sobre mobilidade sustentável com a colaboração do ITDP
No dia 6 de junho das 14.30h às 15.30h,  o especialista na área de mobilidade urbana sustentável, Bernardo Baranda, dividirá a sua experiência de mais de 10 anos em projetos nos setores privado e não-governamental, apresentando os princípios de mobilidade urbana sustentável do ITDP. Bernardo é diretor regional do ITDP para América Latina, responsável pelas iniciativas da organização no Brasil, México e Argentina. Ele é o fundador da Bicitekas, um dos grupos que lidera a discussão sobre o papel da bicicleta como modo de transporte urbano na Cidade do México.
O ITDP apoia as cidades disponibilizando especialistas brasileiros e internacionais em mobilidade urbana, para participarem de workshops e palestras assim como colaborando em projetos  juntamente com os técnicos da Cidade. Como exemplos, destacamos  o apoio a projetos de estações intermodais de transporte e o desenvolvimento de  mapa de rotas cicloviárias.
No âmbito local, a estratégia do ITDP para a Rio+20 é demonstrar, baseado, em oito princípios para a mobilidade urbana sustentável, as melhores práticas na área de transporte sustentável para contribuir com o município com casos de sucesso, que sirvam de exemplo para  outras cidades.

 Filmes que serão exibidos (com legendas em português):
Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Coletivo:
http://www.streetfilms.org/san-francisco-reclaiming-streets-with-innovative-solutions/

BRT:
http://www.streetfilms.org/san-francisco-reclaiming-streets-with-innovative-solutions/

Medellín: Ruas Inovadoras:
 http://www.streetfilms.org/medellin-colombias-sustainable-transport-capital/

San Francisco: Ruas Inovadoras:
 http://www.streetfilms.org/san-francisco-reclaiming-streets-with-innovative-solutions/

Hangzhou Bicicletas:
http://www.streetfilms.org/the-biggest-baddest-bike-share-in-the-world-hangzhou-china/

Ascobike Bicicletário, São Paulo:
http://www.streetfilms.org/ascobike/


http://www.greennationfest.com.br/pt/seminario_detalhe/5/detail

Contato: Luciana Azambuja (21) 9966.8902
fatutti@gmail.com/luciana@fatutti.com.br
www.fatutti.com.br