segunda-feira, 28 de maio de 2012

ORATÓRIO – GONÇALO IVO


            O livro tem como tema a produção pictórica de Gonçalo Ivo desde 2009 e inclui as séries que o artista batizou de Oratório, Acorde, Fuga e Lamento.
            Os quatro textos que o compõem foram escritos simultaneamente em Paris, na Pensilvânia e no Rio de Janeiro. Eles não só tecem uma polifonia de temas como a intuição própria à criação, a inconsciência imaginativa ativada pelas mãos, a presença do espiritual na arte e o uso sensual de impulsos atávicos desconectados de intervenções ou instalações em instituições sociais, como também oferecem à leitura a possibilidade de contrastar os modos como a obra de Gonçalo Ivo tem sido recebida e avaliada na França, nos Estados Unidos e no Brasil. O livro faz um inventario da obra recente de Gonçalo Ivo em cerca de 150 obras - pinturas, objetos e aquarelas.    
            No lançamento do livro na Galeria Anita Schwartz, no dia 4 de julho próximo, Gonçalo Ivo apresentará durante quatro dias as 21 obras que compõem a suite de pinturas Lamento [2010–2011], todas elas pintadas a óleo no formato 240 x 120 cm. Essas obras decorrem de uma alusão a um tipo de música característico dos compositores do barroco alemão, inglês e italiano, e têm a ver com os cantos de dor, sentido em que se aproximam num mergulho cada vez mais profundo do artista em sua poética, referida à cor e ao que esta engendra como forma.
textos de
Marcelin Pleynet
Steven Alexander
Edgar Lyra
Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos [organizador]

Contra Capa Editora, 2012
www.contracapa.com.br
26 x 30 cm, 264 páginas
Trilíngue – português, inglês, francês
ISBN 978-85-7740-099-7
Preço de capa: R$ 140,00

Marcelin Pleynet
Nasceu em 1933. Escritor, poeta e historiador da arte, publicou grande número de livros de ensaios sobre literatura e sobre pintura (entre os quais L’Enseignement de la peinture), diversos livros de poesias (como L’Amour vénitien), três romances, sete volumes de seu diário (entre os quais Nouvelle liberté de pensée), e vários catálogos sobre a arte francesa e americana (por exemplo, uma monografia sobre Robert Motherwell). Foi professor de Estética na École Nationale Supérieure de Paris de 1987 a 1999. Além disso, realizou exposições em importantes museus de todo o mundo, bem como numerosas conferências em muitos países, das quais duas séries no Brasil, convidado por Adauto Novaes: a primeira vez em 1987, no Rio de Janeiro e em São Paulo, sobre Henri Matisse, e a segunda em 2003, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, sobre Arthur Rimbaud.

Edgar Lyra
Nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1981. Trabalhou na indústria até 1986. Envolveu-se com pintura, artes populares e estudos sobre história da arte e linguagem visual no início dos anos 1990. Obteve os títulos de mestre e de doutor em Filosofia, ambos pela puc-Rio, em 1999 e em 2003. Professor de tempo parcial no departamento de Relações Internacionais do ibmec-Rio e coordenador adjunto de licenciatura em Filosofia da puc-Rio, onde também leciona no curso de especialização em Filosofia e Arte. Concentra seus estudos na área de Filosofia Contemporânea, trabalhando no desenvolvimento de interfaces entre a reflexão filosófica e a sociedade em geral, mais precisamente, com a questão da “retórica filosófica” possível em tempos de rapidez tecnológica, imediatismo acentuado e rarefação contemplativa. Martin Heidegger, Hannah Arendt, Immanuel Kant e Aristóteles são seus autores de referência. Procura conciliar a publicação regular de artigos acadêmicos com aulas, palestras, conferências e textos filosóficos destinados a públicos mais amplos.

Steven Alexander
Pintor americano cuja obra tem sido exibida e colecionada nos Estados Unidos e em diversos outros países. É representado pela David Findlay Jr. Gallery, de Nova York. Mestre em pintura pela Columbia University, onde estudou com Richard Pousette-Dart e Dore Ashton, entre outros. Autor de vários textos sobre a obra de pintores modernos e contemporâneos, entre os quais Rebecca Purdum, Gary Komarin, Theodoros Stamos e a New York School, mantém o Steven Alexander Journal, blogue sobre arte contemporânea amplamente lido. Artista residente no Studio Art Centers International, em Florença, e artista visitante na Parsons School of Design, em Nova York, é professor associado na Marywood University. Vive e trabalha nas colinas do leste da Pensilvânia.

Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos
Editor, tem acompanhado e escrito sobre a arte brasileira das últimas seis décadas e a obra de diversos artistas brasileiros. Autor, entre outros livros, de Sobrevitória: Coleção Marcio Espindula (Museu de Arte do Espírito Santo, 2011), Entreinterposto: pintura e geometria na obra de João José Costa (Contra Capa, 2011), Rubem Ludolf: obra reunida (caixa Cultural Rio de Janeiro, 2010) e Decurso: fotografias de Jaime Acioli (Contra Capa, 2009).

Oratório: O livro será lançado no dia 4 de julho, às 19 horas, na Galeria Anita Schwartz, Rua José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea – Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2540-6446 www.anitaschwartz.com.br


Contato para imprensa:
Fatutti Comunicação
Luciana Azambuja
(21) 9966.8902
fatutti@gmail.com e  fatutti@fatutti.com.br
www.fatutti.com.br