sexta-feira, 20 de maio de 2011

15º PLATAFORMA DE PESQUISA: Maria Berbara fala sobre representações sacrificiais pagãs e cristãs no Renascimento Italiano


No dia 24 de maio, terça-feira, às 17h, a Fundação Eva Klabin realizará o 15º Encontro do Projeto Plataforma de Pesquisa, que terá como convidada a professora do Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maria Berbara, autora de diversos estudos acadêmicos sobre o Renascimento italiano e ibérico.  

No encontro, Maria Berbara apresentará o tema Cristo como Laocoonte. Um paralelo iconográfico entre representações sacrificiais pagãs e cristãs durante o Renascimento italiano”, objeto da tese de doutorado em História da Arte defendida na Universidade de Hamburgo, Alemanha.  

O estudo mostra a assimilação de temas e motivos sacrificiais greco-romanos pela iconografia cristã, durante o período do Renascimento Italiano, destacando o grupo Laocoonte vaticano, escultura de mármore exposta no Museu do Vaticano, em Roma. O evento é gratuito e acontece na Fundação Eva Klabin.


O projeto
    Criado e desenvolvido pela Fundação Eva Klabin, por Glória Ferreira e Marcio Doctors, o projeto Plataforma de Pesquisa promove encontros sobre artes plásticas tendo como referência pesquisas desenvolvidas nas universidades. Com uma linguagem simples e acessível professores, artistas plásticos, pesquisadores e críticos de arte debatem teses acadêmicas, já defendidas, com diversos públicos, principalmente jovens estudantes.

Os eventos são gratuitos e acontecem na fundação. De acordo com o coordenador do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors: a atividade faz circular trabalhos relacionados às artes, fora do círculo acadêmico. Neste ano, estamos ampliando o escopo da Plataforma de Pesquisa, convidando pesquisadores que tratam de assuntos importantes para compreensão do fenômeno artístico como um todo.”


Maria Berbara



Maria Berbara
Mestre em História da Arte pela Universidade de Campinas (Unicamp) e doutora em História da Arte pela Universidade de Hamburgo (Alemanha). Leciona junto ao departamento de História e Teoria da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora de diversos estudos no âmbito do Renascimento italiano e ibérico e dos intercâmbios artístico-culturais europeus nos séculos XV, XVI e XVII.












Rio de Janeiro, 19/05/2011.


PLATAFORMA DE PESQUISA: Fundação Eva Klabin - Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 24 de maio, terça-feira, às 17h. Entrada Gratuita. Capacidade: 80 lugares. Reservas com antecedência nos telefones 3202-8554 / 3202-8550 / 4141-9240 e 8236-1825 ou pelo email: mailto:cultura@evaklabin.org.br%20Site: http://www.evaklabin.org.br%20/