quinta-feira, 31 de março de 2011

Fundação Eva Klabin leva Projeto Respiração para regiões carentes do Rio de Janeiro


A sensibilização do espaço

Projeto Respiração, criado em 2004 pela Fundação Eva Klabin, está sendo ampliado este ano para regiões carentes do Rio de Janeiro. Com o Respiração, artistas contemporâneos fazem intervenções no circuito expositivo da casa-museu, propondo novas conexões entre arte consagrada e contemporânea, revelando novas leituras do acervo de arte clássica e arqueológica que cobre quatro mil anos de história da arte, desde o Egito Antigo até o Impressionismo.  De acordo com o curador Márcio Doctors "o objetivo é que o artista utilize como rastilho estético a sua leitura dos espaços vazios que nos permitem perceber as coisas. Dessa forma, o artista "oxigena", revitaliza e atualiza o sentido da coleção".  Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto chegará a bairros carentes da capital e municípios vizinhos, através de Oficinas de Artes. A primeira oficina será realizada pela artista plástica Claudia Bakker, nos próximos dias 5 e 6 de abril, na Biblioteca Parque de Manguinhos.

Biblioteca Parque de Manguinhos receberá
primeira Oficina de Artes do Projeto Respiração

No dia 05/04, a museóloga Ruth Levy fará uma apresentação sobre a Fundação Eva Klabin e o Projeto Respiração – programa de intervenções de arte contemporânea, com a curadoria do crítico e curador da fundação, Marcio Doctors. A artista plástica Claudia Bakker, que participou da 6ª edição do Projeto Respiração, "Estados de Metáfora", com o trabalho Primavera Noturna, fará uma apresentação sobre seu trabalho e a proposta da oficina a ser realizada no dia seguinte.


A artista plástica Claudia Bakker na Biblioteca Parque de Manguinhos
Na oficina do  dia 06/04, Claudia trabalhará a percepção do espaço através de sua sensibilização como o elemento construtivo de uma instalação. Essa sensibilização será desenvolvida a partir da memória como lugar do sonho; dos sonhos que as pessoas acreditam ter quando estão acordadas, que são da ordem do desejo, e que intuitivamente aparecem com força em determinados momentos da trajetória da vida de cada um. A partir desses elementos, será construída uma narrativa individual de um projeto para um espaço escolhido da biblioteca. Será um projeto/roteiro, podendo ser falado, escrito e/ou desenhado. Em conjunto com a artista, os particpantes vão pensar quais são as "coisas" do mundo que se adequariam a esse projeto para a concretização no espaço escolhido. No final, cada um fará uma apresentação da sua proposta, que será filmada. O filme/documento permanecerá em exposição na biblioteca durante um mês. Os participantes serão convidados para uma visita guiada na Fundação Eva Klabin, quando irão conhecer a coleção e a próxima edição do Projeto Respiração, “Regra de dois”, do artista Carlito Carvalhosa, com abertura marcada para o dia 26 de abril (convidados). 

Vídeo-instalação "Quanto tempo dura", 
Palácio Gustavo Capanema
Projeto Macunaíma Foto:Claudia Bakker
Claudia Bakker  - Mestre em Comunicação e Tecnologia da Imagem pela ECO/UFRJ, Claudia Bakker expôs sua primeira instalação em 1994, no Museu do Açude, Rio de Janeiro, reunindo 900 maçãs numa fonte de água natural. Realizou exposições individuais e coletivas no Paço Imperial, Casa França Brasil, Fundação Eva Klabin, Museu do Açude, Winzavod Center of Contemporary Art/Moscou, CarpeDiem/Lisboa, Baltic Library and Archive/Gateshead, entre outras. Seus trabalhos estão presentes em coleções particulares e públicas, com destaque para as de Gilberto Chateaubriand no MAM/RJ, Joaquim Paiva e João Sattamini. É representada no Rio de Janeiro pela Galeria Anita Schwartz. www.claudiabakker.com.br.



 
Oficina do Projeto Respiração - Claudia Bakker: A sensibilização do espaço - dias 05 e 06 de abril de 2010, terça e quarta feira, das 14h às 17h. Local: Biblioteca Parque Manguinhos – Av. Dom Helder Câmara, 1184. Tel: 21-2334-8915 e 2334-8916 - Inscrições no local – Realização: Fundação Eva Klabin - Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro - blog: www.projetorespiracao.blogspot.com; site: www.evaklabin.org.br.