sexta-feira, 18 de março de 2011

Concertos e eventos culturais na Fundação Eva Klabin


 A Fundação Eva Klabin promoverá ao longo do ano, uma série de projetos culturais de excelente ualidade e acessíveis ao grande público. O calendário 2011, aberto em março, traz muitas novidades.   

  
Ricardo Santoro, Ricardo Amado, Nelson Freire e Flávio Augusto


Série Quintas com Música este ano passa a se chamar Concertos de Eva em homenagem aos 20 anos de morte da fundadora da Casa-museu.   O primeiro concerto, do conceituado conjunto de câmara Trio Aquarius, lotou a casa no último dia 17 de março e contou a presença do pianista Nelson Freira, como convidado.  O Trio Aquarius completa 20 anos de trabalho e por isso, foi convidado pela FEK para abrir a temporada 2011.  A coordenação dos eventos está a cargo de Neném Krieger.





Da esq. para dir., o tenor José Rescala, a
mezzo-soprano Clarice Prietto, o ator Francisco
Cuoco e a pianista Katia Baloussier
O próximo concerto, o Palavra Cantada de Manuel Bandeira, acontecerá no próximo dia 14 de abril, quando serão apresentadas poesias de Manuel Bandeira musicadas por composições de Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, com a participação da Mezzo-soprano Clarice Prietto (concepção e roteiro), do tenor José Rescala, leitura de Francisco Cuoco e Katia Baloussier, no piano.  



Plataforma de Pesquisa - a fundação realiza diversos eventos acadêmicos na Casa-museu com uma linguagem simples e acessível para o grande público. Pesquisadores convidados falam sobre artes plásticas, arquitetura e temas afins, através dos seus estudos e descobertas no campo das artes.




11ª edição - 29/03, com o professor, crítico e curador Felipe Scovino. Tema: Táticas, posições e invenções: dispositivos para um circuito da ironia na arte contemporânea brasileira. 
                      





Ruth Levy




 12ª edição - 19/04, com a arquiteta e museóloga, mestre e doutora pela Escola  de Belas Artes da UFRJ, Ruth Levy. Tema: Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência.   



 


   
Projeto Respiração  -  consiste em promover intervenções de artistas contemporâneos que propiciam novas leituras do magnífico acervo de artes clássicas da fundação, composto por mais de duas mil peças procedentes da Europa, Ásia, África e Américas. A 13ª edição apresenta a intervenção Regra de dois do artista plástico Carlito Carvalhosa, com abertura para convidados dia 26/04 e exibição para o público de 27/04 a 26/06. Em 2011, o projeto será ampliado para comunidades carentes da capital e outras cidades do estado do Rio de Janeiro, através de oficinas de artes. A primeira oficina será realizada pela artista plástica Claudia Bakker, nos dias 5 e 6 de abril, na Biblioteca Parque de Manguinhos. O projeto conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Curadoria: Márcio Doctors
Coordenação: Neném Krieger