sexta-feira, 25 de março de 2011

Felipe Scovino abre Plataforma de Pesquisa 2011, na Fundação Eva Klabin

Curador analisa o uso da ironia na arte contemporânea

A Fundação Eva Klabin retoma, no dia 29 de março, seu ciclo de discussões sobre pesquisas universitárias no âmbito das artes plásticas.  O 13º encontro do projeto Plataforma de Pesquisa contará com a presença do professor, crítico e curador Felipe Scovino que apresentará o tema Táticas, posições e invenções: dispositivos para um circuito da ironia na arte contemporânea brasileira”.  O ciclo de palestras consiste em trazer para a FEK artistas plásticos e críticos atuantes no circuito das artes para apresentar suas teses acadêmicas, já defendidas, com uma linguagem acessível para o grande público.

O trabalho de Scovino apresenta a produção da ironia dentro de um campo amplo – discussões que envolvem política, mercado de arte, ética, participação do espectador, autoria da obra e as suas relações com o sexo e o humor negro – construindo, dessa forma, o panorama de um circuito dessa categoria nas artes visuais brasileiras entre os anos 1970 e 2000. Serão discutidas obras de Cildo Meireles, Nelson Leirner, Marcia X., Raul Mourão e Felipe Barbosa, entre outros artistas que contribuíram para a expansão do diálogo entre ironia e arte.

De acordo com o coordenador do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors “a atividade faz circular trabalhos relacionados às artes, fora do círculo acadêmico. A produção de pensamento ganha uma vitrine importante no cenário artístico cultural. Em ciclos de debates como este, vemos a possibilidade de discussões sobre os mais variados assuntos como tivemos nos eventos anteriores, quando foram abordados temas diferentes e da maior importância para a compreensão do momento atual da arte” O projeto conta ainda com a consultoria de Gloria Ferreira, doutora em História da Arte.



Felipe Scovino é professor da Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atua como crítico e curador. É autor dos livros Arquivo Contemporâneo (7Letras, 2009), Cildo Meireles (Azougue Editorial, 2009), Coletivos, em parceria com Renato Rezende (Circuito, 2010), e Carlos Zilio (Museu de Arte Contemporânea de Niterói, 2010). Foi ganhador da bolsa de estímulo à produção crítica (Minc/Funarte) em 2008.