quarta-feira, 4 de maio de 2016

Canal O Cubo, canal de filmes brasileiros independentes, realiza a 03a edição de seu festival de cinema

Pelo terceiro ano consecutivo, a produção audiovisual independente sai das telinhas e vai pros telões. A 3a​edição carioca do Festival O CUBO de Cinema acontece de 12 a 22 de maio, no Centro Cultural da Justiça Federal com mostras exclusivas nas Bibliotecas Parque de Niterói e de Manguinhos.

Nas últimas décadas, temos passado cada vez mais nosso tempo diante de telas eletrônicas em busca de informações e entretenimento. Mas a produção web não é apenas virtual. Para discutir a realidade da produção web, é necessário desligar os aparelhos e debater presencialmente, pois a viabilidade da distribuição online e livre de conteúdo depende da formação e do fortalecimento de sua rede offline.

Com este propósito o Canal O CUBO (canalocubo.com) criou o Festival O CUBO de Cinema, exibindo filmes produzidos para a web nas telas de cinema. O Canal O CUBO é uma iniciativa brasileira inédita que reúne filmes brasileiros independentes licenciados via Creative Commons.Esta licença é pública e permite aos artistas e produtores definir os usos coletivos de seus filmes nas redes. “De modo distinto de plataformas como Youtube e Vimeo, que permitem a associação à licença, o canal realiza uma curadoria anual, oferecendo ao grande público uma excelente programação de filmes distribuídos livremente na rede", afirma Thiago Fraga, diretor executivo do festival.

Hoje, o catálogo do canal conta com mais de 100 filmes, dentre curtas, médias e longas metragens. O internauta pode escolher as obras, classificadas em cinco categorias: ficção, animação, documentário, vídeo arte e clipes musicais. Em conjunto, estes filmes já somam mais de 01 milhão de acessos diretos no canal e mais de 02 milhões em múltiplas plataformas que compartilham o canal na web. “Atualmente, além do canal online, os filmes também são distribuídos em SmartTvs da Sony e Samsung através do app OperaTv,o que é muito interessante pois amplia a abrangência de nossa programação”,​observa Fraga. A iniciativa tem sido amplamente reconhecida: no final de 2015, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro apresentou o Canal como um case de sucesso na segunda edição da Conferencia Mundial de Internet realizada na China. Ainda em 2015, o Canal foi classificado como ponto de cultura através do edital de Pontos de Mídia Livre 2015 da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC.

Neste ano, a Mostra Competitiva é composta por 41 produções inéditas provenientes de diversos estados brasileiros. Os melhores filmes em cada categoria serão premiados por meio de júri popular e de um júri oficial. “Nesta edição,, há algumas novidades nas premiações. O júri de convidados, além dos melhores filmes em cada categoria, também indicarão aqueles que se destacaram nas seguintes funções: diretor, ator e atriz. Com isso, valorizamos ainda mais as diferentes habilidades do fazer cinematográfico", explica Fabiano Cafure, curador do festival.

O júri da terceira edição é formado por: Débora Garcia – Gerente de Conteúdo e Mídias Digitais do Canal Futura; Juli Wexel – Editora e apresentadora do Jornal Futura do Canal Futura; e pelo ator Ricardo Ventura.

Dentre os filmes inéditos do festival, mas que não participam da mostra competitiva, destacam‐se aqueles produzidos exclusivamente para o canal O CUBO através do projeto "Faça Um Curta!", com produções colaborativas realizadas em modelo open source de produção audiovisual. Além de assinar a curadoria do festival, Fabiano Cafure também dirige três filmes — o longa ficcional "Não se esqueça de fechar a janela”, o curta documentário “Sobre ondas, danças e rodas” e também o curta “128 anos” —produzidos sob este modelo em parceria com o Instituto Kreatori, produtora audiovisual responsável pelo canal.

Dentre os destaques desta edição, encontram‐se o curta "O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico", com Daniel Dantas no elenco e direção de Allan Souza Lima e Gugu Seppi; e também “Bichas: o documentário”, de Marlon Parente, média‐metragem que, em 2016, obteve mais de 450 mil acessos, e exibe o orgulho de seis jovens pernambucanos com o palavrão “bicha”. “O filme fala, antes de tudo, de amor. Para ser mais exato: de amor próprio”, diz Parente que, além de dirigir, criou e editou o filme.

Haverá ainda outras duas mostras especiais. No dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, serão exibidos filmes com temática LGBT na Biblioteca Parque de Niterói. O Festival O Cubo de Cinema será também um dos primeiros a receber “freenet”, longa documentário propõe uma reflexão necessária sobre a rede mundial de computadores. Com direção de Pedro Ekman e produção da Molotov Filmes em associação com Intervozes, Idec, Nupef e ITS, o filme reúne nomes importantes para o debate em torno da Internet, tais como Lawrence Lessig, Nnenna Nwakanma, Sergio Amadeu da Silveira, Edward Snowden e outros .

Centro Cultural da Justiça Federal: De 12 a 15 e 19 a 22 de maio, de quinta a domingo . Av. Rio Branco, 241 ‐ Centro ‐ Rio de Janeiro / RJ ‐ (21) 3261‐2550 / 3261‐2565. Biblioteca Parque de Niterói: 17 de maio (Dia Internacional de Combate a Homofobia) Praça da Republica, s/n ‐ Centro / Niterói‐RJ (21) 3601‐2034
Biblioteca Parque de Manguinhos: 18 de maio
Av. Dom Helder Camara, 1184 ‐ Benfica / Rio de Janeiro‐RJ (21) 2334‐8915
Entrada Franca. Senhas 01 hora antes de cada sessão.
Programação e classificação indicativa em w​ww.canalocubo.com​/ www.facebook.com/canalocubo​ 

Contato para a imprensa: Luciana de Azambuja  / (21) 99966.8902 /  fatutticom@gmail.com