quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Caraguatatuba estuda com a ABFIT implantação da Fitoterapia no município

Nesta terça-feira (23), chega ao Rio de Janeiro a comitiva oficial de Caraguatatuba que estuda a implantação da FITOTERAPIA em Caraguatatuba (SP). Após a visita, o Governo Municipal avaliará a intenção de estabelecer acordo que objetiva capacitar uma equipe para expansão da fitoterapia na cidade, por meio da plataforma de educação à distância EaD, da Associação Brasileira de Fitoterapia - ABFIT. Esta ação recebe o apoio do Ministério da Saúde, por meio de Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e de Políticas Nacionais de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

A comitiva é formada pelo prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos Silva, a diretora de Assistência Farmacêutica e Correlatos, Perola Feitosa Vieira Meireles, a nutricionista Lilian Gleicy Ehrlich, a enfermeira Margareta Cameron Vasconcelos e a Coordenadora do Projeto Terapias Complementares na Prefeitura de Caraguatatuba, Sandra Regina Alves Gianini. O grupo será acompanhado pelo corpo técnico de especialistas da ABFIT e visita o ambulatório de fitoterapia de dois hospitais, a coleção temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico e Fazenda Modelo durante dois dias.

O prefeito de Caraguatatuba acredita que é necessário buscar alternativas eficazes que sejam referências para a área da saúde. “Participaremos desta visita técnica para estudar a viabilidade de implantação da Fitoterapia. Acredito que com a mudança de hábitos de alimentação e de tratamento das doenças será possível economizar recursos e proporcionar melhor qualidade de vida para todos os cidadãos”, disse Antonio Carlos.

A iniciativa pioneira do Município de Caraguatatuba deveria ser seguida por outras prefeituras, pois a fitoterapia exibe uma relação de custo-benefício adequada ao atendimento primário de saúde, ressalta o Presidente da ABFIT, Dr. Alex Botsaris.

A OMS reconhece a fitoterapia como método terapêutico eficaz e recomenda aos países membros que formem profissionais capacitados a prescrevê-la, o que não vinha sendo observado em nosso país. Na visão da ABFIT, uma das principais causas desse desinteresse é a carência de áreas formais de ensino e pesquisa no ambiente universitário. Não existem, na maioria dos cursos universitários, matérias na grade curricular que abordem o tema. E por não constarem do currículo de profissionais da saúde, supostamente capacitados a prescrever, os programas de inclusão de fitoterápicos no SUS não evoluem.

CAPACITAÇÃO – Conscientes deste desafio, os especialistas que compõem a ABFIT desenvolveram um curso online – EAD: Curso de Capacitação em Fitoterapia –, que oferece um treinamento de alta qualidade aos profissionais interessados na área. Baseado nos moldes do curso presencial da Associação – o mais antigo e completo do mercado - ensina as regras de associação de plantas, com uma abordagem mais profunda, garantindo maior segurança para o aluno prescrever. O material on-line funciona como uma apresentação de vídeos, apostilas, chats e demais ferramentas pedagógicas, com sugestões de leitura, contato com os tutores, além de provas e exercícios on line e trabalhos escritos solicitados pelos professores do curso. Na sequencia é oferecido um módulo prático opcional, presencial.

A versão online além de garantir a mesma qualidade de conteúdo oferece mais algumas vantagens importantes - custo reduzido do valor das mensalidades; confortos com a flexibilidade de horário para o aluno assistir a aula e de não precisar se deslocar, ganhando tempo e qualidade de vida. Isso é compensado com mais trabalho para casa, o que faz com que o tempo do estudante seja melhor aproveitado.

Agenda da visita:
23/2 às 9h - Visita ao ambulatório do Hospital Federal do Andaraí
    Recepção Alex Botsaris (Médico) e Angélica Fiut (Nutricionista) ambos diretores da Abfit
23/2 às 14 h - Visita a Coleção Temática de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    Recepção da Dra Yara Brito (Botânica, pesquisadora parceira da ABFIT)
24/2 à 9 h - Visita a Fazenda Modelo - Horto de cultivo de plantas medicinais do Programa de Fitoterapia da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
    Recepção Selma Guimarães (Agrônoma)
24/2 às 14 h - Visita ao Hospital Municipal Raphael de Paula Souza
    Recepção Giovanna Toscano (Farmacêutica)

Mais informações: http://www.abfit.org.br/cursos-e-eventos, Inscrição pelo email: abfit@abfit.com.br, ou tel: (21) 3349-5718  


Contato à imprensa: Luciana de Azambuja/Fatutti Comunicação (21) 99966.8902 / fatutticom@gmail.com