terça-feira, 26 de maio de 2015

Vida Saudável Sem Glúten - convivendo com a doença celíaca e outras desordens

Trazer à tona, com seriedade e profundidade, os transtornos relacionados ao consumo de glúten. Essa é a proposta do livro Vida Saudável sem Glúten, organizado pela Nutricionista Noádia Lobão, que será lançado no próximo dia 29 de maio, na abertura do IV Congresso Internacional de Nutrição Especializada & Expo Sem Glúten - o  COINE -http://www.exposemgluten.com.br/coine2015/.

Nele, o leitor, encontrará um histórico sobre a Doença Celíaca, os procedimentos para o diagnóstico, orientações para um tratamento adequado e os estudos que indicam como o glúten afeta o organismo humano, provocando doenças, como a fibromialgia, a psoríase, a infertilidade, a obesidade, além de desordens emocionais e psicológicas, somente para citar algumas.

A situação da doença no mundo e no Brasil, as campanhas, os tratamentos disponíveis e a utilização de matérias primas regionais e nacionais, sem glúten, no preparo caseiro e na fabricação industrializada de alimentos e produtos, substituindo assim o trigo – em grande parte importado –, bem como os demais cereais contraindicados para os celíacos, como a cevada, o centeio e a aveia, também estão devidamente registrados na obra.  

Ainda destacam-se aspectos referentes à segurança alimentar e nutricional dos alimentos processados e ofertados à população celíaca, sejam artesanais ou industrializados, e, neste contexto, o cuidado com a alimentação infantil, que deve ser redobrado quando se trata dos produtos utilizados na dieta da criança celíaca em casa, na escola, no lazer e nas festas.

Depoimentos de diversas pessoas que apresentam suas histórias, os problemas enfrentados e a superação final, além de um capítulo destinado às receitas variadas de entradas, pratos principais e sobremesas sem glúten, já testadas e aprovadas, dão um caráter mais humano e real à pesquisa.

Trata-se de um dos primeiros livros no Brasil a abordar a questão de forma técnica, original e objetiva, sendo destinado a todos os profissionais de saúde, àqueles que têm problemas com o glúten, aos que possuem familiares ou amigos nessa situação e, também, aos leitores que se interessam pelo assunto. Conta com o apoio do CBAN – Centro Brasileiro de Apoio Nutricional, ACELBRA-RJ – Associação de Celíacos do Brasil – RJ, FRED SEM GLÚTEN e FONTES ALIMENTAÇÃO NATURAL.

VIDA SAUDÁVEL SEM GLÚTEN será lançado em 29 e 30 de maio de 2015, no IV COINE, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores (Praça XV de Novembro, 20 – Térreo), no Rio de Janeiro. Editora Batel: (21) 2547.9536 / www.editorabatel.com.br

Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 320
ISBN 9788599508527

Preço venda ao público: R$ 62,00

Contato com a imprensa: Fatutti Comunicação / Luciana Azambuja / (21) 99966.8902 / fatutticom@gmail.com