quinta-feira, 14 de maio de 2015

Termografia chega finalmente ao Brasil, através de convênio com Portugal

A Termografia é uma técnica de diagnóstico que vem sendo aprimorada ao longo dos anos e atingiu, recentemente, um patamar de precisão reconhecida mundialmente. Ela se mostrou a única tecnologia capaz de identificar, com rapidez e eficiência, portadores de doenças infecciosas agudas em fronteiras e aeroportos, permitindo assim o controle imigratório durante a pandemia de gripe A e, recentemente, com o risco de disseminação do vírus Ebola.

Desenvolvida no Canadá vem sendo adotada em diversos países com resultados cada vez mais promissores. O aperfeiçoamento de equipamentos e a evolução de pesquisas científicas tem permitido ampliação do leque de possibilidades do seu uso para diagnóstico de um crescente número de doenças.

Acaba de ser firmado no Brasil um convênio entre o clínico geral, pesquisador e professor, Dr. Alex Botsaris e a Associação Portuguesa de Termografia para capacitar, através de um curso de especialização online, profissionais de diferentes setores da medicina. 

Recentemnte uma empresa brasileira começou a fabricar um aparelho de termografia que pode ser ulitizado no diagnóstico médico, aumentando ainda mais a disponibilização dessa técnica de diagnostico no nosso país.

Entre os inúmeros potenciais de uso da termografia alguns chamam a atenção por trazerem grande vantagem, seja na precisão de diagnóstico, ou na redução do custo:

1 – Na redução do custo e facilidade de aplicação para a prevenção o câncer de mama;
2 – No diagnóstco preciso de diferentes tipos de dor, incluindo a área onde se concentra o problema
3 – No diagnostico rápido, preciso e de baixo risco das doenças das artérias
4 – Na complementação diagnostica de inúmeras patologias do aparelho locomotor, incluindo tendinites, lesões musculares, lesões de ligamento, artrites e periartrites. 

A partir de vasta pesquisa, Dr. Alex Botsaris, escreveu artigos mostrando a relevante contribuição que a termografia oferece ao diagnóstico do cancer de mama, destacando destaca um histórico do que aconteceu até hoje, todo referenciado.

Contato para a imprensa: Fatutti Comunicação / Luciana Azambuja / (21) 99966.8902 / fatutticom@gmail.com