terça-feira, 14 de abril de 2015

II Festival O Cubo de cinema

Pelo segundo ano consecutivo a produção audiovisual livre sai dos computadores e ganha as telas de cinema! A 2a edição do Festival O Cubo de Cinema acontece de 14 a 24 de maio, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. 

Se é por trás dos computadores que a maioria de nós, hoje, tem acesso a quase 100% das informações que consumimos, é frente à frente que precisamos discutir a realidade da produção para a web. Para que a distribuição livre de conteúdo online se torne viável a produtores e espectadores é preciso formar e fortalecer a rede offline de discussão sobre o tema. 

É nesse contexto que o Canal O Cubo (www.canalocubo.com) criou o Festival O Cubo de Cinema trazendo para as telonas o conteúdo que produzimos para distribuir nas telinhas, queremos gerar visibilidade e reflexão coletiva em torno do tema da internet como ferramenta de democratização de conteúdo no Brasil e no mundo, afirma Thiago Fraga , produtor executivo do Canal.

Com uma grade de programação de diversos estados brasileiros o festival apresentará produções inéditas (curtas e longas metragens em diferentes categorias) em uma mostra competitiva selecionada exclusivamente para o festival, e promoverá um ciclo de encontros sobre produção audiovisual independente e direitos autorais com participação do júri oficial desta edição; são eles Débora Garcia – Gerente de Conteúdo e Mídias Digitais Canal Futura; Marcio Motokane – Coordenador Artístico Canal Futura; Cris Reckziegel – Apresentador e editor Canal Futura; e Jean Wyllys - Deputado Federal/ Apresentador Canal Brasil.
“Dentre as produções inéditas em destaque no festival e produzidas  exclusivamente para o canal O Cubo estão o filme IBITI O QUE? (https://www.facebook.com/ibitioque), segundo longa metragem do cineasta Fabiano Cafure; e o curta metragem "Maya", terceira produção colaborativa do projeto "Faça Um Curta", uma parceria do canal com o Instituto Kreatori.

O festival exibe ainda o curta metragem "Projeto perfil: Freddy Candia" da cineasta curitibana Lara Jacoski (prêmio melhor clipe musical pelo júri oficial no I Festival O Cubo de Cinema 2014) em parceria com Patrick Belem retratando perfis de personagens inspiradores em países da América Latina como Peru e Bolívia; o curta inédito "Óbice" do cineasta Rafael Aguiar selecionado para o Munich Underground Film Festival 2015; o curta "Mais Uma História" de Allan Souza Lima com Gisele Froes e Igor Cosso com participação especial de Nivea Stellmann, dentre outros. (programação completa em anexo).

O festival também promove uma mostra especial no Dia Internacional de Combate a Homofobia, 17 de maio, domingo, com filmes inéditos e alguns exclusivos do canal O Cubo com temática LGBT.

Programação e classificação indicativa em: 
de 14 a 24 de maio, de quinta a domingo
Entrada Franca
Senhas 01 hora antes de cada sessão
+ 55 21 3734-4326 | 99263-5009
Twitter: @artenokreatori
Conheça o Instituto Kreatori: https://vimeo.com/67171687

Contato para a imprensa:
Luciana Azambuja (21) 99966.8902 / fatutticom@gmail.com