domingo, 10 de agosto de 2014

Intensas Criaturas em seus infinitos devires


... Intensas Criaturas começam a invadir o planeta... temos que interromper... É com essa leveza que a artista visual, pesquisadora de arte contemporânea e professora de Fotografia, Claudia Lewinsohn, convida os interessados em novas linguagens artísticas para o lançamento de sua mais recente obra literária, no dia 20 de Agosto, às 19 horas, na nova Livraria da Travessa de Botafogo.

O resultado traz uma reflexão originada em um processo de criação: o trabalho da autora Claudia Lewinsohn, enquanto artista visual, que se inicia na pintura, percorre outras linguagens artísticas e por fim se manifesta em forma de vídeos digitais. O trabalho - prática artística contemporânea - propõe transitar nas fronteiras entre linguagens artísticas, formulando propostas que expandem o universo visual a interligações com o universo da cena teatral e o da performance.

O texto analisa e relaciona pensamentos e conceitos filosóficos que subsidiarão as reflexões empreendidas em torno da questão central: o processo de criação visual em seus diversos devires. O livro, como bem descreve o artista visual Luciano Vinhosa, em seu prefácio, é “fluxo de ideias encarnadas em matéria literária”.

Em permanente devir (Deleuze) as Criaturas que passaram por diversos encontros, experimentaram diferentes formas de vida – esculturas, objeto performático. Atualmente impõem ao espectador contemplações rápidas e fugazes em vídeos de curta duração que empregam telas destruídas, com líquidos aquosos e tintas, além de outros materiais como pedras, folhas, gel e substâncias pastosas.

Um aspecto importante é a contaminação com outras linguagens, no caso a cênica e a performática, no momento em que os vídeos Criaturas integraram a encenação Autour d’un songe apresentada na França, onde as imagens foram projetadas sobre os corpos dos atores e se “transformaram” em mais um personagem em cena, como aponta o encenador Walder Virgolino: “(...)estávamos lá, em cena, nós todos, artistas-colaboradores deste infinito Work in progress, nos deixando entranhar e (re) (trans) vestir por suas imagens que pingavam sobre nossos corpos, procurando, delicadamente, se possível, não nos pisar. As Criaturas de Claudia nos possuiu a todos e nos entregamos felizes a seu aconchego antropofágico.”

Intensas Criaturas em seus infinitos devires: Lançamento e performance - dia 20/8, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo, Rua Voluntários da Pátria, 97. Editora  da UFF. 124 páginas. R$27,00.
_______________________________________________________________
Sobre Claudia Lewinsohn
Artista visual, pesquisadora em arte contemporânea e professora do Curso de Fotografia da Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Mestra em Ciências da Arte (atual Estudos Contemporâneos das Artes) pela UFF, com “Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil” pela PUC-RJ, tendo cursado também “Arts Plastiques et Sciences de l’Art” na Université de Paris I, Panthéon-Sorbonne.

Luciana Azambuja (21) 99966.8902 / fatutti@gmail.com / facebook: fatutti.comunicacao