Diária e
constantemente somos bombardeados por notícias de tragédias humanas, de
incremento da violência sócio-econômica, de estados de tensão, gerando-nos
forte sensação de insegurança, desconfiança e descrédito nas relações humanas.
Nesse cenário de escalada cada vez mais acentuada de conflitos, muitas vezes provocados
por mal-entendidos, e provenientes dos mais diversos setores e níveis sociais,
surge uma alternativa inteligente, uma técnica de comunicação e negociação multidisciplinar
de cunho educativo: a Mediação de Conflitos.
A
mediação é um processo conduzido por um terceiro imparcial que facilitará o
diálogo entre os envolvidos em um conflito, mediante
técnicas de comunicação e negociação, “mergulhando” em vários ramos do
conhecimento humano, para obter uma abordagem mais profunda do conflito. Por essa razão percebemos, nos estudos de suas teorias, elementos da Psicologia, do Direito, da Antropologia, da Sociologia,
dentre outros.
Mais
célere e menos custosa que um processo adversarial, a mediação tem cunho educativo: ensinar os participantes a lidarem com
as suas questões por meio de um diálogo construtivo e colaborativo, tornando-se
um instrumento especialmente adequado para relações “continuadas no tempo” – família, vizinhança,
empresarial, escolar etc.
O
mediador pode ter formação acadêmica em
qualquer disciplina, desde que seja capacitado em Mediação, não havendo no Brasil,
até o momento, regulação específica sobre o
assunto.
No
Rio de Janeiro, a advogada colaborativa, especializada em conflitos familiares
Úrsula Freitas, capacitada pelo IMAP – Instituto de
Mediação e Arbitragem de Portugal -, explica que a Mediação busca soluções que
contemplem os interesses e necessidades de todos os envolvidos. A mediadora
acumula as funções de advogada colaborativa e mediadora no escritório de
advocacia BNDC – Bardot, Nogueira, De Castro e Advogados Associados, Coordenadora
da Comissão de Mediação da OAB/RJ, Mediadora da Câmara de Mediação da OAB/RJ;
Mediadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Mediadora do CBMA – Centro
Brasileiro de Mediação e Arbitragem.
Mediação de Conflito: Úrsula Freitas. tel: (21) 2532-7212; 97638-0833, Rua do Carmo, nº 06,
grupo 407 – Centro. ursula.freitas@bndcadv.com.br / ursulafreitas@gmail.com
Contato: Luciana Azambuja (21) 99966.8902 fatutti@gmail.com