terça-feira, 6 de novembro de 2012

Novo óleo de castanha do Pará garante a longevidade ao brasileiro


Disposta a provar que a longevidade está ao nosso alcance, a Longevid destaca as propriedades do selênio, um mineral altamente antioxidante que combate o envelhecimento das células, causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.
Fruto de uma enorme castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica, essa noz é superpoderosa. Batizada também de castanha-do-Brasil possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirma que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. No entanto, as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do Brasil são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia.
A tireoide funciona a pleno vapor na presença do mineral: se não fosse ele, os famosos hormônios fabricados pela glândula não existiriam. Mas não vá com muita sede ao pote, pois como qualquer oleaginosa, essa noz é rica em gorduras. Cerca de 70% de sua composição é de ácidos graxos insaturados, como os ômegas 3 e 6, as chamadas gorduras do bem.  Mesmo assim, em excesso, contribui para o aumento de peso. Uma única unidade contém 27 calorias. “A pele também agradece o uso do óleo de castanha do Pará, devido ao seu poder antioxidante de prevenção do envelhecimento da pele ", explica a nutróloga Priscila Meirelles.
Modo de usar Com gosto suave, o óleo castanha do Pará é recomendado para temperar saladas ou dar um toque saboroso aos assados e cozidos. A farinha pode ser utilizada para fazer bolos e pães. Não aqueça o azeite de castanha. No fogo, suas propriedades vão embora e ele pode ganhar substâncias tóxicas”. Lembre-se: o óleo também tem grande valor calórico e o consumo não deve ultrapassar uma colher de sopa (90 calorias) por refeição.  Longevid: www.longevid.com.br longevid@longevid.com.br Estrada da Ilha, 3110-3552 – Ilha de Guaratiba. Tel.: (21) 3156.0815.
Luciana Azambuja (21) 9966.8902