terça-feira, 13 de setembro de 2016

Queimados a ferro na Máquina do mundo

No próximo dia 24 de setembro abre as portas no Cosme Velho, o novo espaço de arte da cidade - o Z42 Arte. Nesse ambiente que transborda cultura, abriga sete ateliês, uma importante coleção, uma editora de arte, reside o atelier da artista plástica Maria Lucia Fontainha.

A mostra inaugurativa A máquina do mundo (poema de Carlos Drummond de Andrade), sob curadoria de Sergio Mauricio Manon e Clara Reis, segue a linha editorial da revista SANTART, com um projeto coletivo que mescla trabalhos de artistas emergentes com outros já consagrados. 

A artista plástica residente da Z42, que está lançando a fase Ferro e fogo se inspirou em trechos do poema para conceber a série sudário profano, com seis trabalhos que carregam um protesto poético de esperança e dor. “Nele, represento a dor através da impressão dos queimados, elevando o objeto profano ao status de instrumento de arte, do que ele imprime. Esses sudários femininos, que no seu simbolismo continuam impressos, com suas injustiças e desrespeitos profanos, desde sua ancestralidade, a violência contra a mulher é "defendida" verbalmente mas constantemente executada fisicamente”, explica.

Já na mostra universos paralelos, proporciona um mergulho mais profundo nessa fase Ferro e fogo, dentro do seu atelier. Lá ela expande ao alcance para todas as mulheres, transita por seu universo feminino, nas cinco obras da série epiderme impressa, que retratam o quente, o ferro, como simbolismo que tem em si o atavismo da história da mulher - suas dores, seu cuidado com os seus, os "vincos" que são passados e acertados, de seus filhos, de sua cria, de seus homens. Ainda escancara o significado das dores caladas, escondidas, que queimam por dentro, do arder e queimação do prazer, da força, da superação e do ir em frente, apesar das marcas.

A instalação sensorial Eucaristia, leva Maria Lucia a envolver o coração com tecido queimado, forrado com pães, para representar os prazeres e as dores de ser mulher. E, para melhor incorporação de seus sentimentos e suas virtudes a obra permite a interação do espectador, ao comer o pão, num ato antropofágico.

Maria Lucia Fontainha: A Máquina do Mundo e Universos Paralelos. Abertura para convidados: 24 de setembro, das 17h às 23h. De 25/9 a 18/12. De ter à sex das 11h às 19h. Sáb e dom de 12h às 18h. Rua Filinto de Almeida, 42, Cosme Velho. Tel. (21) 3269.3216.  www.z42arte.com.br. Entrada franca. Tel. artista: 98830.9301 lufontainha@yahoo.com.br @marialuciafontainha   facebook.com/marialucia.fontainha

Contato à imprensa: Luciana de Azambuja / Fatutti Comunicação / (21) 99966.8902