quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Arte além da estética

Se identificar com uma bela obra de nu e levar para casa sem pudores deve ser encarado com naturalidade pelos apreciadores da arte? Esse é o desafio do fotógrafo e artista plástico Fabiano Cafure www.fabianocafure.com.br que lança no próximo dia 2 de outubro, no Instituto Kreatori. Retratos em tela e fotografia de fine art com técnicas diversas como pintura digital, estão entre os recusros utilizados nas três séries da exposição: TOYS, Retratos da Mente e Janela do Fabiano.

Na mostra, valendo-se de diversas midias – carvão, tinta, fotografia, pastel- o artista aborda as relações contemporâneas e evidencia o o nu de uma forma natural e espontânea. Seu processo de criação se sustenta no tripé APP: Art-Psychology-Photography, que encontra uma congruência do pensamento para criar as imagens. Traz forte ligação à forma humana, suas atribuições psicológicas no mundo de agora e suas relações com a enxurrada de referências estéticas que vivemos.

No trabalho de desenho/pintura o processo é precisamente fotográfico com modelos vivos. Parte de uma fotografia com a estética final desejada para, então, com a ajuda de um tablet, usar a foto como refrência para a pintura. 

Já na fotografia seu foco é fine art criacional, onde o contexto é criado para aquele fim, diferentemente da fotografia jornalística, onde o fato é retratado de forma "real".

A série TOYS fala do mundo plástico e manipulado em que vivemos, dos novos tempos e dos rumos que estamos tomando na sociedade. Faz referência ao vazio, ao não-humano que reside em nós, nas fraquezas e impotências do cotidiano. Ela retrata o homem/mulher que mesmo vivendo dentro desta "sociedade plástica", se recusa a seguir os padrões e se permite olhar para o lado. Sua obra sofre forte influência de Pierre et Gilles.

A segunda série intitulada Retratos da mente reúne retratos feitos em carvão, pastel seco e acrílica que destacam o nu artisitco para apreciação imediata, com naturalidade e sem pudores. Trata-se de um registro fotográfico recriado pela mente, além de pensar a fotografia e a pintura como uma só feitas por processos e máquinas.

Já a série Janela do Fabiano que será exibida em 100 slides, projetados em looping, revela uma expressão do lúdico que ocupa a janela do seu quarto. Apresenta ainda o desejo de cada um de poder externar de forma artística a sua personalidade ou o que estaria escondido dela. O corpo e a entrega são instrumentos necessários para que o trabalho aconteça. Lá, onde Fabiano ri, chora, come e ama, pessoas cantam e encantam essa relação íntima é o que torna a Janela tão real e, ao mesmo tempo, tão lúdica.  Essa série que conta com um grande número de pessoas envolvidas, levou um ano para ser realizada.
Em agosto a série  foi exibida no JFoto2015, a convite de Eridan Leão. 

TOYS, Retratos da Mente e Janela do Fabiano: Abertura dia 2 de outubro, às 20:30h, no Instituto Kreatori. Rua Alice, 209, tel.: (21) 3734.4326. www.facebook.com/institutokreatori. Visitação até o dia 18 de dezembro, de segunda a quinta. Das 13h às 17h, sexta de 20:30h às 1:30h e sábados com agendamento. https://www.facebook.com/fabianocafure