segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

IU Design - Móveis customizáveis, exclusivos e inovadores


IU Design, nova marca de referência no design brasileiro, inova com móveis customizáveis para público ousado e antenado com design e estilo.
A marca é uma iniciativa que surgiu para resolver um problema comum à maioria das pessoas que vive nas grandes cidades: a possibilidade de ter móveis exclusivos e sob medida a preços acessíveis para montar suas residências com mobiliários elegantes e práticos. A proposta da marca é inovadora pois oferece o serviço de customização online de móveis que podem ser fabricados digitalmente em madeira. O serviço agrega valores de exclusividade e diferenciação com produto de design atraente e de vanguarda.
Com conceito de mobiliário despojado e criativo a marca se relaciona com o usuário que deseja criar o design do seu próprio móvel.
A IU Design é uma empresa integrante da Incubadora  Rio Criativo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e foi patrocinada, na fase de implantação deste projeto de móveis, pela FAPERJ - Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Janeiro, através de seu Apoio à Inovação e Difusão Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro. Ela é fruto da colaboração intensa de três arquitetos que, além de amigos, mantinham interesse e vontade de lançar um produto que ainda não existia no mercado brasileiro. Iniciou-se no Rio de Janeiro a atuação de uma empresa  que lançou mão do design paramétrico - projetos desenvolvidos virtualmente a partir de parâmetros digitais que podem ser manipulados pelo projetista por meio de software especializado.
As fases de criação, produção, customização e fabricação dos produtos da marca otimizam tempo e contribuem para minimizar a degradação do meio ambiente.  São muitas as vantagens oferecidas com o uso da fabricação digital através do equipamento importado pelos empreendedores, uma router cnc que consiste, basicamente, em uma fresadeira que faz recorte eletrônico diretamente a partir de arquivos digitais. Através dele é possível minimizar erros de projeto de design, aperfeiçoar a complexa produção de peças geométricas e paramétricas e, reduzir o material desperdiçado na fabricação, com processo de produção ecologicamente correto. Esta tecnologia, também em ascensão em outros países, oferece ao mercado nacional de móveis um processo produtivo mais eficiente para os que procuram produtos exclusivos.
O móvel número 1 da marca é uma estante que pode ser completamente customizável. A criação inclui desde a alteração da altura, largura e/ou profundidade do móvel como também, a escolha da quantidade de gavetas, portas e prateleiras. Com essas características, o móvel pode ser transformado em guarda-roupas, cômoda, aparador e, até mesmo, em criado mudo. Sim, as possibilidades de customização são infinitas e, adequam completamente o móvel às necessidades de um público diverso que não encontram nos produtos comerciais de pronta entrega, atendimento às suas demandas pessoais diárias. Em seu lançamento a marca oferece 3 texturas diferentes: Natural, Black e Off-white.
IU DESIGN: Rua Sacadura Cabral, 219 – Saúde/Rio de Janeiro – RJ- Brasil/ CEP: 20081-261. Contato: Fagner Marçal + 55 11 99931-7745 / / www.facebook.com/iudesignshop  atendimento@iudesign.com.br/ fagnermarcal@yahoo.com.br

Contato: Luciana Azambuja (21) 99966.8902 fatutti@gmail.com

A Cidade por Bandeira - Manuel Bandeira e Benoit Fournier


A cidade por Bandeira é uma obra que se baseia em encontros. Construído para ser um encontro, sem a pretensão de ser um acontecimento. Apenas um encontro solto, de narrativas de quem passeia pelas ruas do Rio meio sem foco, ao acaso. A poesia de Manuel Bandeira vem para promover o dialogo infinito com a reflexão, para ultrapassar o tempo e os limites das imagens, das páginas, num encanto transbordante.
Nesse caso temos um feliz encontro: de um dos maiores poetas da língua portuguesa – Manuel Bandeira -  com um competentíssimo e jovem fotógrafo que escolheu o Brasil – Benoit Fournier - , que acharam no design arrojado e sofisticado de Gueko Hiller o amálgama perfeito dessas experiências verdadeiramente sensoriais. 
O livro pretende apresentar do cotidiano ordinário algo extraordinário, na visão de pessoas de outros lugares que escolheram o Rio para viver. Um fotógrafo que vagueia olhando a natureza na cidade, nas pessoas, e um designer contemporâneo que dialoga com os acasos e procura dar sentido às imagens.  Mas é  a poesia de Manuel Bandeira que acalma o vaguear.

Texto:
Manuel Bandeira dispensa apresentações.  Nascido em Recife, em 19 de abril de 1886,  faleceu em 13 de outubro de 1968, no Rio de Janeiro. Durante a sua vida, esteve em muitos lugares e sempre voltou para o Rio. A primeira vez foi em 1980, aos quatro anos de idade, quando veio com a família. Ficaram apenas dois anos e depois voltaram para o Recife. Quatro anos mais tarde voltaram para o Rio e se fixaram em Laranjeiras. Estudou no Colégio Pedro II e teve seus poemas publicados pela primeira vez na primeira página do Correio da Manhã, em 1902. Nesse mesmo ano partiu para São Paulo para cursar a Escola Politécnica, para se tornar arquiteto, como seu pai. Mas ao final do ano de 1904 ficou doente do pulmão. Voltou para o Rio e seguiu para cidades serranas adequadas para tratamento, indo depois para a Europa, para a cidade de Clavadel, com a finalidade de tratar-se. A Primeira Guerra Mundial o trouxe de volta para o Rio. Em 1917 lançou seu primeiro livro, As cinzas das horas. O segundo, Carnaval, saiu em 1919. Daí em diante, foram muitos os títulos na poesia e na prosa. Além de organizar antologias, fez algumas viagens pelo Brasil e Europa, mas foi para o Rio que sempre voltou.  É um dos maiores poetas do Brasil.

Fotografia:
Benoit Fournier nasceu em 1981 em Carpentras, na França. É mestre em administração internacional com especialização em América Latina (IAE de Bayonne – França/PUC-Curitiba).  A fim de concluir sua formação, morou no México e na Espanha, e em 2006 chegou ao Rio de Janeiro, onde resolveu fixar endereço. Começou a fotografar aos 20 anos de idade, incentivado por seu pai jornalista, de quem ganhou a primeira câmera. Trabalha como fotógrafo nas áreas documental e comercial. Fez exposições individuais como no Foto Rio em 2009, coletivas no Festival de Tiradentes em 2013  e mostras no Ateliê da Imagem. Também em 2013 ganhou o concurso Prix Photo Web, promovido pela Aliança Francesa. Hoje dedica-se à realização de trabalhos autorais, tendo a água como guia: água do mar, água de rio, água de cores, temperaturas e texturas diferentes. 

Edição e projeto:
Gueko Hiller, no Rio de Janeiro desde 2006, onde cursou bacharelado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, é um artista multiplataforma paulista. Com relevante experiência em diversas áreas da comunicação contemporânea, atua no mercado como diretor de criação. Nas artes visuais, além de produções autorais e a colaboração com outros artistas, assina no cinema a direção de arte em diferentes títulos. Como ator, além de filmes publicitários, esteve em mais de 20 curtas e longas do cinema independente nacional e internacional, como em Limitations, de Anna Katharina Scheidegger, do Estúdio Nacional de Artes Contemporâneas parisiense.

A Cidade por Bandeira: Lançamento dia 27 de fevereiro, a partir das 19h, na Livraria Travessa de Ipanema Rua Visconde de Pirajá, 572. Telefone 2512.4031.


Tiragem: 2.000 exs.
Páginas: 188 
Formato: 29 x 34 cm 
Capa: Capa dura com sobrecapa em papel cuchê 170 g
Miolo: Papel cuchê 150 g impresso a 4 cores
Fotografias: cerca de 160
Texto: Português e Inglês
Preço de capa: R$ 100,00
ISBN: 9788599508459

Contato: Luciana Azambuja - (21) 99966.8902 fatutti@gmail.com