segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Fernando Correia Dias - um poeta do traço


Chega finalmente ao conhecimento de todos a obra prima que conta parte da história deste gênio chamado Fernando Correia Dias. A partir do mês de julho, a obra do multifacetado artista poderá ser conferida através da edição de mil exemplares exclusivos, numerados à mão e assinados pelo curador da obra, do livro Fernando Correia Dias: Um Poeta do Traço.

Ilustrador, pintor, caricaturista, capista, escultor, publicitário, designer (mesmo antes de existir esta denominação), Correia Dias foi um poeta do traço, com o qual abordou toda a expressão das artes gráficas como suprema expressão da alma.

Seu neto Alexandre Carlos Teixeira sentiu ser imprescindível o resgate da obra do artista luso-brasileiro Fernando Correia Dias, um homem à frente de seu tempo, que veio para o Brasil, influenciou decisivamente a vertente marajoara do Nativismo Art Déco, e aqui se envolveu com a elite cultural e conheceu a poetisa Cecilia Meireles, com quem se casou e teve três filhas.  Após vários anos de criatividade e de produção fantásticos, começou a apresentar crises de depressão, até pôr fim à sua vida nove dias após haver completado 42 anos, em 1935, em plena ascensão de suas habilidades plásticas.

Com sua inesperada morte, e sentindo-se emocionalmente traída, Cecília Meireles afastou do alcance da família todo e qualquer vestígio de sua passagem por suas vidas. Mas, sendo uma admiradora ímpar do belo, por mais magoada que estivesse com aquele gesto extremo, não teve forças para simplesmente desfazer-se, em caráter definitivo, de uma obra com a marca do gênio de Correia Dias. Assim, uma significativa parte dos trabalhos criados por Fernando Correis Dias foi amealhada por Cecília Meireles no ateliê do artista, cuidadosamente guardada em caixas, e ficou sem ver a luz por 78 anos, numa paciente espera pela oportunidade de algum dia ressurgir das cinzas.

Seu neto, Alexandre Carlos Teixeira, só veio a conhecer um pouco melhor a obra do avô quando, após o falecimento do segundo marido de Cecília, mudou-se com a família para a casa da poeta, no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro.  Foi quando teve a oportunidade de tomar algum contato com os trabalhos de Fernando - ainda que bem pouco -, uma vez que sua mãe não permitia que se mexesse nos arquivos de sua avó, que permaneciam trancados e indisponíveis, nos vários cômodos que as múltiplas atividades de Cecília Meireles haviam ocupado na casa.  Anos após, examinando o material, Alexandre ficou admirado ao constatar a grande quantidade – e, principalmente, a alta qualidade - de sua produção artística, que havia sido cuidadosamente preservada por Cecília, por mais de meio século.

Mais alguns anos se passaram e Alexandre teve a oportunidade de estabelecer contato com um português estudioso da arte dos quadrinhos chamado Osvaldo Macedo de Sousa.  Chamou sua atenção encontrar alguém que, de uma forma totalmente espontânea, conhecia bastante bem e interessava-se pela trajetória de vida e pela obra de seu avô, apesar das pouquíssimas informações sobre ele disponíveis. Um encontro dos dois, com a presença do editor Carlos Barbosa, permitiu que fosse então alinhavado o livro Fernando Correia Dias: Um Poeta do Traço.

Para a realização deste livro, foi efetuada uma criteriosa pesquisa em revistas e jornais do início do século passado à procura de trabalhos do artista, o escaneamento e a limpeza digital do material em arquivo, a seleção das imagens ao longo de quase dois anos, além da preparação de um texto extremamente bem-cuidado e criterioso.  Tudo isto culminou no primeiro evento de lançamento, acontecido em Lisboa, no último dia 26 de junho, com enorme sucesso e repercussão.  

Para o Rio de Janeiro já estão agendados alguns eventos sobre a vida e sobre a obra de Fernando Correia Dias: uma exposição com palestra do autor, no dia 21 de agosto, às 16:00 horas, no Real Gabinete Português de Leitura; assim como a posterior transposição daquela mesma exposição para o Centro Luso-Brasileiro de Cultura, com abertura no dia 22 de agosto, data em que será igualmente realizada uma palestra pelo autor, às 14:00 horas. 

A exposição constará de cerca de 30 painéis que historiam e ilustram a vida e a obra de Fernando Correia Dias, desde os primórdios, em Coimbra, até a sua morte, no Brasil.

O lançamento formal da obra, no Brasil, terá lugar no próximo dia 23 de agosto, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, a partir das 19:00 horas e contará com uma palestra do autor, Osvaldo Macedo de Sousa.

Tratando-se de uma edição com apenas 974 exemplares disponíveis para comercialização, todos numerados à mão e assinados pelo Curador, reveste-se este livro – definitivamente - como uma obra para colecionadores e amantes da arte.
  

Fernando Correia Dias: Um Poeta do Traço.
Preço de capa: R$ 260,00
Formato: 30 x 36 cm
Número de páginas: 264
ISBN: 978-85-99508-44-2

Contato: Luciana Azambuja
fatutti@gmail.com / (21) 9966.8902