sexta-feira, 12 de abril de 2013

Chega ao mercado o primeiro longa brasileiro para web


Acaba de ser lançado no dia 8 de abril, o primeiro longa metragem brasileiro produzido exclusivamente para distribuição web e licenciado via Creative Commons – Eu te amo Renato.

O filme também marca a estreia do cineasta Fabiano Cafure como diretor do longa metragem, com co-produção do Instituto Kreatori. O longa trata da liberdade e amor na década de 90 e se passa na histórica cidade de Valença / RJ, região do Vale do Café. O ano é 1996; ano que marca o fim da famosa “geração coca-cola”, a morte da máquina de escrever e das cartas escritas à mão. Beto, Adriana e André embarcam em uma jornada de descoberta, música e desejo; até que suas vidas e de toda uma geração é mudada para sempre! 

Uma homenagem do cineasta ao cantor e compositor Renato Russo, “Eu te amo Renato” é um projeto para exibição gratuita na web e integrado às redes sociais (https://www.facebook.com/euteamorenato) que compartilha desde Janeiro / 2012 todo o processo de produção do filme; iniciado pela captação via crowndfunding, fotografias dos ensaios, relatos dos envolvidos, making of, filmagem e notícias sobre o filme.

Em sua distribuição, o filme abre discussão sobre uma nova forma de entender e fazer cinema, e sobre as novas políticas públicas voltadas para o acesso à cultura na web através do uso das licenças Creative Commons. 

No dia 11 de abril , às 22 horas, será a vez da avant première da “ficção” na web, no recém lançado canal “O Cubo”  www.canalocubo.com - a primeira plataforma de webtv para distribuição da produção cultural audiovisual brasileira independente - de vídeos – com licença aberta, gratuita e livre. O trailler oficial pode ser encontrado em  http://vimeo.com/55312914

O canal web - idealizado e produzido pelo Instituto Cultural Kreatori -, contemplado com patrocínio do edital Pró Artes Visuais (Prefeitura / RJ) e com apoio institucional da FGV, funciona como um catalizador que permite alcançar, simultaneamente, o equilíbrio entre as três “pontas da cadeia – o produtor, o investidor e o público consumidor. Trata-se de um processo em que todos são beneficiados; o primeiro grupo tem seu trabalho distribuído; o segundo toma conhecimento de diversas obras que estavam arquivadas; e o público tem acesso gratuito à produção nacional de grande qualidade", explica Fabiano Cafure, curador do canal.

Em meio à polêmica questão dos direitos autorais, O Cubo propõe uma solução democrática para assegurar que os vídeos produzidos sejam assistidos gratuitamente. Para tal o Kreatori, produtora responsável pelo canal O Cubo, estabeleceu como única exigência, para evitar a pirataria, que as produções sejam licenciadas pelo Creative Commons www.creativecommons.org.br uma nova forma de direito autoral, uma licença pública aberta, onde é permitido usar, assistir, ouvir, copiar, fazer download dos vídeos.

Entre os 150 vídeos recebidos de diversas partes do país no primeiro edital de seleção, o canal - dividido em cinco categorias - Entretenimento (clipes musicais-programas de entrevista e webséries), Ficção (longas e curtas), Animação, Doc, Vídeo arte+fotografia – selecionou apenas 35 produções - que estão sendo distribuídas e exibidas gratuitamente na internet desde o final de março, sempre às segundas e quintas à noite.

Nos primeiros meses de existência, em paralelo a grade de programação, o canal se propõe a produzir uma linha educativa de vídeos que estimulará produtores independentes a produzir de forma independente e com baixo custo.

Serviço:
Instituto Cervantes: Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo / Rio de Janeiro. "Eu te amo Renato" em exibição de 8 a 11 de abril , às 19h, e online no dia 11/4, às 22h.

O Cubo. 
Twitter: @canalocubo

ficha técnica “eu te amo renato”
elenco principal: ingrid conte | felippe vaz | vinicius moulin
direção: fabiano cafure
produção executiva e mídias sociais: thiago fraga
co-produção: instituto kreatori
ideia original: fabiano cafure
roteiro original: fabiano cafure | diana hime
consultoria de roteiro: maria eugênia freitas  
direção de fotografia: márcio thees 
atores convidados: dadá maia | leandro develly
ator mirim: eduardo lima badaue
elenco: flavia arruda | raquel mattos | fabiano cafure | tracy rato | patrick orlando | celso badaue | marina gianott
participação especial: irene alonso | david manzano
filmagem: márcio thees | fabiano cafure
figurino: tracy rato
produção: fabíola cerbella
som: val becker | leandro develly | fabiola cerbella
assistentes de produção: flavia arruda | patrick orlando | andré vaz | leandro develly | tracy rato | raquel mattos

contato: 
Luciana Azambuja 
(21) 9966.8902
fatutti@gmail.com

Dupla homenagem ao poeta Lêdo Ivo


Poeta, romancista, cronista, ensaísta e jornalista. Após inúmeras homenagens em países como Holanda, Grécia, Espanha, México, Itália e Portugal, Lêdo Ivo, falecido em 23 de dezembro de 2012 na cidade de Sevilha, Espanha, será duplamente celebrado no Brasil, nos dias 25 e 26 de abril.

Parte do legado literário de um dos maiores poetas brasileiros poderá ser vista através de dois lançamentos simultâneos - O Aluno Relapso/Afastem-se das Hélices (Editora Apicuri), e Mormaço (Contra Capa Editora), no dia 26 de abril.

Eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1986, por unanimidade, Lêdo Ivo ocupou a cadeira número 10, cujo fundador foi Ruy Barbosa. Essa instituição prestará homenagem ao poeta com uma mesa redonda em torno de sua obra no dia 25 de abril, reunindo renomados expoentes da nossa literatura como Antonio Cícero, Ivan Junqueira, Antônio Carlos  Secchin, a professora Luiza Nóbrega bem como o poeta e tradutor espanhol Martín López-Vega.

Admirado internacionalmente por escritores de diversas gerações como Octavio Paz, Carlos Montemayor, Antonio Gamoneda bem como Walter Hugo Mãe e Juan Carlos Mestre - que traduziu para o espanhol a antologia La Aldea de Sal -, foi publicado na Grécia e também no México, Cuba, Estados Unidos, Itália, Dinamarca etc.

Pela Editora Apicuri será publicado o livro O Aluno Relapso/Afastem-se das Hélices, livro de poemas, lembranças de infância, reflexões sobre a criação poética, reminiscências literárias, impressões de viagens, confissões, máximas, imaginações, notas de leitura, retratos e outras matérias, híbridas ou sem nome, (...) livro fragmentário e descontínuo que se foi compondo por si mesmo, ao longo do tempo que ama guardar as sobras da vida como o vento ajunta folhas dispersas". Acompanha-o ilustrações de seu filho o pintor Gonçalo Ivo, trazendo prosa e poesia inédita, além de material já publicado em 1991 pela Massao Ohno.

Trata-se de uma edição histórica, por conter os últimos textos escritos pelo poeta. Assim, incluiu-se no livro o fac-símile de bilhetes ao editor e textos de Lêdo Ivo, entre os quais um dos seus últimos escritos, "Madame du Deffand".

Editado pela Contra Capa, Mormaço, de Lêdo Ivo, livro de 120 poemas lançado inicialmente na Espanha em março de 2011 com o título de Calima, apresenta na sua edição brasileira 42 pinturas do artista norte-americano Steven Alexander.

As Editoras Apicuri e Contra Capa se orgulham em trazer para o leitor brasileiro a obra de Lêdo Ivo, hoje tido como um dos mais importantes poetas da literatura universal.

Biografia:

O poeta alagoano Lêdo Ivo, nascido em 1924 em Maceió, radicou-se no Rio de Janeiro em 1943. Formado em Direito pela Universidade do Brasil, atual UFRJ, nunca advogou, optando por dedicar-se ao jornalismo e à escrita. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1986, sucedendo a Orígenes Lessa.

Sua estreia na literatura foi em 1944 com o livro de poesias As Imaginações, publicando no ano seguinte Ode e Elegia, distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da ABL. A partir daí, sua obra literária avoluma-se com a publicação de livros de poesia, romance, conto, crônica, ensaio e literatura infantil.

Além de várias premiações nacionais, tais como o Prêmio Jabuti (1973), Walmap (1973), Troféu Juca Pato como Intelectual do Ano de 1990, Golfinho de Ouro (2004), Lêdo Ivo recebeu, no plano internacional, o Prêmio de Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval (México, 2008), o Prêmio de Literatura Brasileira da Casa de las Américas (Cuba, 2009) e o Prêmio Rosalía de Castro, do PEN Clube da Galícia (Espanha, 2010). Em 2011 recebeu, em Léon, na Espanha, o Prêmio Leteo, pela primeira vez atribuído a um poeta e escritor de língua portuguesa. Este Prêmio é destinado a "um escritor de relevância internacional, autor de obra de alta qualidade literária, dotada de invenção e originalidade, e que não se tenha rendido aos ditames do mercado". Foi distinguido também com  a Ordem do Rio Branco, no Grau de Comendador, e como Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas.

Livraria Argumento: Dia 26 de abril, na Rua Dias Ferreira, 416, às 19 horas telefone (21)2239-5294.

Academia Brasileira de Letras: Mesa redonda.  Dia 25 de abril, 17h30, no Petit Trianon. Avenida Presidente Wilson, 203 -1o andar - Castelo.  Tel. 21 3974.2500 www.academia.org.br

contatos:
Luciana Azambuja (21) 9966.8902
Rodrigo Novaes (21) 2533.7917