terça-feira, 29 de maio de 2012

ITDP NO GREEN NATION FEST- RIO+20



Mostra de filmes e seminário marcam a presença do ITDP no evento

  
Começa no próximo dia 31, na Quinta da Boa Vista, o Green Nation Fest, evento ligado à Rio+20, realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Rede Globo. O ITDP – Instituto de Política de Transporte e Desenvolvimento se fará presente de forma lúdica e técnica, com a exibição de uma Mostra de filmes internacionais sobre transporte sustentável e com a participação do seu diretor na América Latina, o mexicano Bernardo Baranda, no seminário “Os princípios de mobilidade urbana sustentável”.
A partir do dia 1o de junho, uma série de filmes selecionados pelo ITDP serão exibidos durante o festival de sustentabilidade. O objetivo da mostra é fornecer exemplos das melhores práticas em mobilidade sustentável em diversas cidades mundiais, apresentando opções aos atuais modelos de mobilidade brasileira e internacional, que priorizam o carro particular gerando problemas para a economia e para a população, tais como poluição ambiental, atropelamentos e desigualdade no acesso a empregos e espaços públicos.
 “Mobilidade Sustentável” significa transporte saudável, seguro, eficiente e accessível para todos.  Trata-se de oferecer transporte público  de qualidade como os BRTs   e infraestrutura para o uso da bicicleta e para pedestres.  Planejamento de transportes tem que ser feito em consonância como planejamento urbano, de modo a se garantir o uso misto do solo, a oferta de serviços perto das habitações de modo a reduzir a demanda por viagens longas e a revitalização de espaços centrais degradados.
Os filmes, com exemplos de várias regiões da Ásia e das Américas do Norte e Latina além do nosso próprio Brasil (o projeto de bicicletário ASCOBIKE de Mauá, SP), deixam claro que com vontade política e comprometimento com as melhores práticas, qualquer cidade pode melhorar sua mobilidade, e como resultado, sua economia, igualdade, meio ambiente e saúde da população. Os filmes foram realizados pela ONG “Streetfilms”, produtora de filmes educativos sobre mobilidade sustentável com a colaboração do ITDP
No dia 6 de junho das 14.30h às 15.30h,  o especialista na área de mobilidade urbana sustentável, Bernardo Baranda, dividirá a sua experiência de mais de 10 anos em projetos nos setores privado e não-governamental, apresentando os princípios de mobilidade urbana sustentável do ITDP. Bernardo é diretor regional do ITDP para América Latina, responsável pelas iniciativas da organização no Brasil, México e Argentina. Ele é o fundador da Bicitekas, um dos grupos que lidera a discussão sobre o papel da bicicleta como modo de transporte urbano na Cidade do México.
O ITDP apoia as cidades disponibilizando especialistas brasileiros e internacionais em mobilidade urbana, para participarem de workshops e palestras assim como colaborando em projetos  juntamente com os técnicos da Cidade. Como exemplos, destacamos  o apoio a projetos de estações intermodais de transporte e o desenvolvimento de  mapa de rotas cicloviárias.
No âmbito local, a estratégia do ITDP para a Rio+20 é demonstrar, baseado, em oito princípios para a mobilidade urbana sustentável, as melhores práticas na área de transporte sustentável para contribuir com o município com casos de sucesso, que sirvam de exemplo para  outras cidades.

 Filmes que serão exibidos (com legendas em português):
Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Coletivo:
http://www.streetfilms.org/san-francisco-reclaiming-streets-with-innovative-solutions/

BRT:
http://www.streetfilms.org/san-francisco-reclaiming-streets-with-innovative-solutions/

Medellín: Ruas Inovadoras:
 http://www.streetfilms.org/medellin-colombias-sustainable-transport-capital/

San Francisco: Ruas Inovadoras:
 http://www.streetfilms.org/san-francisco-reclaiming-streets-with-innovative-solutions/

Hangzhou Bicicletas:
http://www.streetfilms.org/the-biggest-baddest-bike-share-in-the-world-hangzhou-china/

Ascobike Bicicletário, São Paulo:
http://www.streetfilms.org/ascobike/


http://www.greennationfest.com.br/pt/seminario_detalhe/5/detail

Contato: Luciana Azambuja (21) 9966.8902
fatutti@gmail.com/luciana@fatutti.com.br
www.fatutti.com.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ORATÓRIO – GONÇALO IVO


            O livro tem como tema a produção pictórica de Gonçalo Ivo desde 2009 e inclui as séries que o artista batizou de Oratório, Acorde, Fuga e Lamento.
            Os quatro textos que o compõem foram escritos simultaneamente em Paris, na Pensilvânia e no Rio de Janeiro. Eles não só tecem uma polifonia de temas como a intuição própria à criação, a inconsciência imaginativa ativada pelas mãos, a presença do espiritual na arte e o uso sensual de impulsos atávicos desconectados de intervenções ou instalações em instituições sociais, como também oferecem à leitura a possibilidade de contrastar os modos como a obra de Gonçalo Ivo tem sido recebida e avaliada na França, nos Estados Unidos e no Brasil. O livro faz um inventario da obra recente de Gonçalo Ivo em cerca de 150 obras - pinturas, objetos e aquarelas.    
            No lançamento do livro na Galeria Anita Schwartz, no dia 4 de julho próximo, Gonçalo Ivo apresentará durante quatro dias as 21 obras que compõem a suite de pinturas Lamento [2010–2011], todas elas pintadas a óleo no formato 240 x 120 cm. Essas obras decorrem de uma alusão a um tipo de música característico dos compositores do barroco alemão, inglês e italiano, e têm a ver com os cantos de dor, sentido em que se aproximam num mergulho cada vez mais profundo do artista em sua poética, referida à cor e ao que esta engendra como forma.
textos de
Marcelin Pleynet
Steven Alexander
Edgar Lyra
Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos [organizador]

Contra Capa Editora, 2012
www.contracapa.com.br
26 x 30 cm, 264 páginas
Trilíngue – português, inglês, francês
ISBN 978-85-7740-099-7
Preço de capa: R$ 140,00

Marcelin Pleynet
Nasceu em 1933. Escritor, poeta e historiador da arte, publicou grande número de livros de ensaios sobre literatura e sobre pintura (entre os quais L’Enseignement de la peinture), diversos livros de poesias (como L’Amour vénitien), três romances, sete volumes de seu diário (entre os quais Nouvelle liberté de pensée), e vários catálogos sobre a arte francesa e americana (por exemplo, uma monografia sobre Robert Motherwell). Foi professor de Estética na École Nationale Supérieure de Paris de 1987 a 1999. Além disso, realizou exposições em importantes museus de todo o mundo, bem como numerosas conferências em muitos países, das quais duas séries no Brasil, convidado por Adauto Novaes: a primeira vez em 1987, no Rio de Janeiro e em São Paulo, sobre Henri Matisse, e a segunda em 2003, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, sobre Arthur Rimbaud.

Edgar Lyra
Nasceu no Rio de Janeiro em 1958. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1981. Trabalhou na indústria até 1986. Envolveu-se com pintura, artes populares e estudos sobre história da arte e linguagem visual no início dos anos 1990. Obteve os títulos de mestre e de doutor em Filosofia, ambos pela puc-Rio, em 1999 e em 2003. Professor de tempo parcial no departamento de Relações Internacionais do ibmec-Rio e coordenador adjunto de licenciatura em Filosofia da puc-Rio, onde também leciona no curso de especialização em Filosofia e Arte. Concentra seus estudos na área de Filosofia Contemporânea, trabalhando no desenvolvimento de interfaces entre a reflexão filosófica e a sociedade em geral, mais precisamente, com a questão da “retórica filosófica” possível em tempos de rapidez tecnológica, imediatismo acentuado e rarefação contemplativa. Martin Heidegger, Hannah Arendt, Immanuel Kant e Aristóteles são seus autores de referência. Procura conciliar a publicação regular de artigos acadêmicos com aulas, palestras, conferências e textos filosóficos destinados a públicos mais amplos.

Steven Alexander
Pintor americano cuja obra tem sido exibida e colecionada nos Estados Unidos e em diversos outros países. É representado pela David Findlay Jr. Gallery, de Nova York. Mestre em pintura pela Columbia University, onde estudou com Richard Pousette-Dart e Dore Ashton, entre outros. Autor de vários textos sobre a obra de pintores modernos e contemporâneos, entre os quais Rebecca Purdum, Gary Komarin, Theodoros Stamos e a New York School, mantém o Steven Alexander Journal, blogue sobre arte contemporânea amplamente lido. Artista residente no Studio Art Centers International, em Florença, e artista visitante na Parsons School of Design, em Nova York, é professor associado na Marywood University. Vive e trabalha nas colinas do leste da Pensilvânia.

Luiz Eduardo Meira de Vasconcellos
Editor, tem acompanhado e escrito sobre a arte brasileira das últimas seis décadas e a obra de diversos artistas brasileiros. Autor, entre outros livros, de Sobrevitória: Coleção Marcio Espindula (Museu de Arte do Espírito Santo, 2011), Entreinterposto: pintura e geometria na obra de João José Costa (Contra Capa, 2011), Rubem Ludolf: obra reunida (caixa Cultural Rio de Janeiro, 2010) e Decurso: fotografias de Jaime Acioli (Contra Capa, 2009).

Oratório: O livro será lançado no dia 4 de julho, às 19 horas, na Galeria Anita Schwartz, Rua José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea – Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2540-6446 www.anitaschwartz.com.br


Contato para imprensa:
Fatutti Comunicação
Luciana Azambuja
(21) 9966.8902
fatutti@gmail.com e  fatutti@fatutti.com.br
www.fatutti.com.br

TURNÊ 2012 DO MUSIC OF JOY CHEGA AO RIO


Dança e música clássica indiana e meditação Sahaja Yoga

            A renomada mestre de dança, canto e percussão indiana Anandita Basu, fará oito apresentações no Rio, no início de junho, pela primeira vez com os músicos do grupo Sangeet.
Será no espetáculo Music of Joy (música e alegria), organizado pela Sociedade Sahaja Yoga do Brasil, entidade fundada pela mestra espiritual Shri Mataji Nirmala Devi, indicada duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.  As apresentações acontecerão entre os dias 5 e 13 de junho em diversos locais no Rio de Janeiro e Niterói. Os eventos são gratuitos e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, FUNARJ e da FIRJAN.
No espetáculo, o público terá a oportunidade de se transportar para uma outra realidade das mitologias e divindades hindus, viajando pela imensa riqueza das tradições da Índia através da dança tradicional e ritualística, apresentada há décadas nos templos Hindus, e pela melodia da sagrada música clássica indiana.
A proposta da turnê é também trazer aos espectadores a famosa prática milenar da meditação indiana, ensinando-os a meditar e a buscar na natureza meios de melhorar sua sintonia com o universo de forma mais sensível e responsável, alcançando equilíbrio, bem estar e harmonia no dia-a-dia.
O espetáculo realizado no Brasil desde 2004 reúne artistas brasileiros e estrangeiros da Sociedade Sahaja Yoga. Na turnê 2012, Anandita Basu apresenta-se acompanhado pelo Sangeet Ananda, grupo de músicos integrantes da Sahaja Yoga, liderado por Svetlana Vladimirovna Brandi (harmonium e voz), Bruno Descaves (violino), Eduardo Roscoe (tabla), Marcelo Peluso (dolak), Geraldo Guimarães (violão), Misao Inoue (voz), Yulia Braga (voz), Luciana Higa (voz), Eduardo Marino (voz), Apoena Braga (voz).

Programação
5 de Junho - 3ª feira – 12h INT e às 18:30h na SALA FUNARTE – Rua da Imprensa, 16 - Centro Tel.: 2215.1668 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda
7 de Junho - quinta – 17h
CENTRO CULTURAL PARQUE DAS RUÍNAS - Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa Tel.: 21 22243922 / 2215-0621 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda
8 de junho – sexta – 18h
CENTRO CULTURAL ABRIGO DOS BONDES –
Rua Marquês do Paraná, 100 – Niterói Tel.: 2620.8169 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda
9 de junho – sábado – 9h
CAMPO DE SÃO BENTO -
A
lameda Edmundo de Macedo Soares E Silva, 1 - Niterói Tel.: 2611-2064 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda
10 de Junho - domingo – 19h
CENTRO CULTURAL LAURINDA SANTOS LOBO
Rua Monte Alegre, 306  Santa Teresa tel: 21 2242-9741 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda
12 de junho - terça – 18:30h

SALA FUNARTE - Rua da Imprensa, 16 - Centro Tel.: 2215.1668 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda
13 de junho – 4ª feira – 19:30h

TEATRO SESI JACAREPAGUÁ - Av. Geremário Dantas, 940 - Jacarepaguá Freguesia Tel: 3312-3788 - Anandita Basu e o grupo Sangeet Ananda

Artistas participantes

ANANDITA BASU, mestre em dança, canto e percussão.
Desenvolve projetos para diferentes instituições, com o intuito de promover a música, dança e cultura Indiana ao redor do mundo. Índiana, dedicou sua vida (desde 4 anos) aos estudos de dança, canto, e percussão, se notabilizando como professora nas modalidades. Premiada em 2004 pelo governo da Índia como a melhor professora do ano. Lá teve várias honrarias e prêmios, como o Sangeet Visharad e o Sangeet Prabakar de dança, música e tabla (instrumento de percussão). Reconhecida diretora, compositora e arranjadora de diferentes tipos de música. Lançou os cd ́s Jai Janani, Jai Jajani II, Islam, Prathananjali, Manan, Loving Hands, Surabhinandan, e possui outras composições. É especialista em música Sufi e Qawalli.
SVETLANA VLADIMIROVNA BRANDI, pianista                                                                                                                  Formada pela Universidade de São Petersburgo, Rússia. Estudou dança e música indiana na filial da academia PKS Salve Prathistan em Toliathi, na Rússia, onde fez diversos espetáculos. A artista já participou de inúmeras apresentações do Music of Joy.
BRUNO JATOBÁ DESCAVES, violinista
O artista já percorreu o mundo se apresentando nos quatro continentes e foi condecorado com prêmios internacionais como Good Impression Prize: Shizuoka International Festival, Menção Honrosa: Marugane Castle Festival e Best Entertainer Prize: Shizuoka international festival. Formado em teoria, violino e musica clássica na escola de Musica Proarte RJ 1974/ 1979. Estudou violino clássico com o concertista polonês Jerzy Milewski. Em 1997 estudou violino Indiano com o Guruji Pandit Dhakte na Academia Shri PK Salve de Artes e Musica em Nagpur India. Formado em Física pela PUC-RJ
EDUARDO ROSCOE, tablista
Iniciou aos 15 anos de idade os estudos de dholak, instrumento de percussão indiano; de 2008 a 2009 estudou tabla com o mestre Ustad Iqbal Khan na academia P.K. Salve Kala Pratishthan na India, Vaitarna, Maharashtra. De março a julho de 2010 realizou turnê de 10 espetáculos com Sandeep Bodhnker no Brasil e no Peru.
MARCELO PELUSO - Dholak.
Estudioso de música clássica indiana, fez curso de Dholak com Prof. Andrei Mikailov.Participa de turnês de MOJ desde 2005.
Uma hora e meia de espetáculo multi-sensorial, trazendo uma gama de sons (canto e música), aromas (incensos e flores), cores (figurinos e adereços) e movimentos (dança clássica indiana- Kathak e dança folclórica) e meditação. A palavra Sahaja origina-se do sânscrito e foi grafada com os caracteres do alfabeto devanagari. Em caracteres latinos, ela se escreve de acordo com a fonética inglesa. Em português deve-se pronunciá-la com o “h” aspirado, ou como se houvesse dois erres: Sarraja.

Music of Joy – Rio de Janeiro - Entrada Franca – Classificação Livre. Informações: www.sahajayoga.org.br Contatos: Eneida Castro - 21-96078887 / Marilena Beluso - 21- 9460 7667

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ALBERTO MONTEIRO DE CARVALHO

          O engenheiro e seu tempo

Alberto Monteiro de Carvalho viveu intensamente uma época fascinante marcada por inovações que influenciaram profundamente a sociedade do início do século 20.
Engenheiro-arquiteto foi importante protagonista do processo de transformação do Brasil, desde ainda jovem, quando, na cidade de Santos, esteve à frente das ações que atrelaram o saneamento ao urbanismo.
Sua trajetória, construída com a perseverança pela inovação, coincide com as mais significativas mudanças implementadas na indústria da construção civil, a partir do uso do concreto armado, o que ofereceu aos arquitetos possibilidades então inéditas de criação.
A investigação tecnológica e o conhecimento detalhado do uso do cimento e do aço, ainda embrionários no país, levou o jovem engenheiro-arquiteto a se dedicar, com afinco, a seu estudo original em alemão e francês.
Sua competência e inquietude foram elementos fundamentais na dinâmica que relata os avanços de sua vida profissional.
A convite de Olavo Egydio de Sousa Aranha, de quem fora colega de faculdade, projeta e constrói as instalações da futura indústria de vidros Cisper, o que foi determinante para a criação da empresa Monteiro & Aranha, com escritórios no Rio e em São Paulo.
Radicado no Rio de Janeiro, Alberto Monteiro de Carvalho estreita o contato com seus colegas cariocas e se torna, em 1921, um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Arquitetura.
Os negócios prosperam, adquire uma residência na França e começa ter contato com tudo o que acontecia na Europa, as novas técnicas, a produção artística, as feiras.
Em 1926, torna-se  amigo de Le Corbusier, acompanhando de perto suas inovações e a consolidação da arquitetura moderna. Participou ativamente da viabilização de suas vindas ao Brasil, o que historicamente produziu profundos impactos na arquitetura do país.
Seu legado será desvendado na data de seu aniversário (30 de maio), com o lançamento da fotobiografia Alberto Monteiro de Carvalho, o engenheiro e seu tempo, organizada por Claudia Pinheiro e editada pela Dois Um Produções.
O livro, dividido em 13 capítulos, procura contextualizar sua história no tempo, amplamente ilustrado com fotos e documentos, retratando sua carreira profissional e seus interesses pessoais e familiares. Ele nos dá ampla visão da pluralidade cultural do engenheiro e revela o homem refinado que, contrariando seu temperamento reservado, participou de inúmeros fatos marcantes da época.
O lançamento será na Academia Brasileira de Letras, no Petit Trianon, construído pela Monteiro & Aranha, para ser o Pavilhão da França na Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922 e cujas fundações foram projetadas por Alberto Monteiro de Carvalho. 


Contato: Luciana Azambuja (21) 9966.8902 fatutti@gmail.com