sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Trio Aquarius abre série Concerto de Eva 2011

 Série Quintas com Música é rebatizada para prestar dupla homenagem

Ano de homenagens na Fundação Eva Klabin. Para abrir o calendário de 2011, no próximo dia 17 de março, a nova temporada do Quintas com Música será batizada Concertos de Eva, numa homenagem aos 20 anos de falecimento da fundadora da casa-museu. E, para consolidar tal homenagem a coordenadora Nenem Krieger convidou o Trio Aquarius, no ano do 20º aniversário de criação, reconhecido entre os melhores e mais destacados conjuntos de câmara do país. O Trio Aquarius, formado em 1991,  por Flavio Augusto (piano), Ricardo Amado (violino) e Ricardo Santoro (violoncelo) preparou especialmente para a ocasião um repertório com obras de  W. A. Mozart, C. Debussy, Edino Krieger e E. Villani-Côrtes.


Do compositor Edino Krieger o Trio Aquarius tocará a Sonatina em versão para Trio, arranjo do pianista Flávio Augusto, como uma homenagem ao aniversário do Maestro no próprio dia 17 de março. Com um trabalho ininterrupto desde sua criação há 20 anos, o Trio Aquarius firmou-se como um dos mais destacados conjuntos de música de câmara do país, segundo a crítica especializada, e obteve o reconhecimento do público, conquistou admiradores como a pianista e empresária Myriam Dauelsberg, além de músicos como os pianistas Nelson Freire e Gilberto Tinetti, o violoncelista Peter Dauelsberg, o violinista Paulo Bosísio, do Presidente da Academia Brasileira de Música, violonista Turíbio Santos, entre tantas outras personalidades do meio musical.

De acordo com o curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors, “em 2011 os Concertos de Eva prestarão uma homenagem à Eva Klabin através da música, que era sua grande paixão. Todos os anos seus aniversários eram comemorados com música e, no ano em que lembramos os vinte anos de seu falecimento, celebraremos sua lembrança com música da melhor da qualidade, começando pelo Trio Aquarius. Os convidados dos Concertos de Eva poderão aproveitar também para usufruir de sua outra paixão, que era a arte, visitando o museu e conhecendo a fabulosa coleção deixada por ela para a cidade do Rio de Janeiro”.

Programa:
W. A. Mozart – Trio em sol maior, K 564 (Allegro- Andante – Allegretto); C. Debussy – Trio em sol maior (Andantino con moto allegro -  Scherzo - Intermezzo (Moderato con allegro - Andante espressivo - Finale (Appassionato); Edino Krieger– Sonatina (arranjo:  Flavio Augusto);  E. Villani-Côrtes - Cinco Miniaturas Brasileiras (Prelúdio – Toada – Chorinho - Cantiga de Ninar – Baião).

Concertos de Eva – Série Quintas com Música: Fundação Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 17 de março, quinta-feira, às 20h30. Aos interessados visita guiada ao Museu às 19h e coquetel às 20h. Ingressos: R$ 40,00. Meia entrada: R$ 20,00. (Compra de ingressos com antecedência). Capacidade: 80 lugares. Disponibiliza 8 lugares para instituições publicas. Reservas e compras: (21) 3202-8554 / (21) 3202-8550 / (21) 8236-1825 Pelo email: cultura@evaklabin.org.br; No site: www.evaklabin.org.br